Prnewswire - Estadão Conteúdo - 17/01/2022 - 09:16:12
Neste dia, durante uma cerimônia emocionante realizada no navio Sierra Negra da Direção Nacional do Parque Nacional de Galápagos, o Presidente da República, Guillermo Lasso Mendoza, assinou o decreto presidencial ordenando a criação da nova Reserva Marinha de Galápagos. Entre os participantes da reunião estavam presidentes e figuras públicas como Ivan Duque, presidente da Colômbia; o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton; o Ministro do Meio Ambiente, Água e Transição Ecológica, Gustavo Manrique; e autoridades nacionais dos setores de turismo e pesca, respectivamente.
A reserva marinha recentemente criada adiciona 60 mil quilômetros quadrados à Reserva Marinha de Galápagos. A reserva marinha é dividida em duas partes: os primeiros 30 mil quilômetros quadrados estabelecem uma proibição rigorosa de qualquer atividade pesqueira; os outros 30 mil são a área em que a pesca com espinhel é estritamente proibida. A reserva marinha está situada na parte noroeste do arquipélago e protege o corredor biológico que fica entre as Ilhas Galápagos no Equador, a Ilha Cocos na Costa Rica e outras ilhas de países vizinhos como Coiba, Panamá e Malpelo, na Colômbia. Essas ilhas fazem parte do Corredor Marinho do Pacífico Leste Tropical, que é utilizado como rota de migração por várias espécies como tartarugas marinhas, arraias, baleias e tubarões.
O Ministro Gustavo Manrique acrescentou que a reserva foi chamada de "Irmandade" (Hermandad, em espanhol) por ser o resultado de esforços conjuntos de diversos setores da sociedade, como artesãos e pescadores de larga escala, turismo, ambientalistas, entre outros. Ele ainda acrescentou: "Em nosso governo, promovemos o diálogo aberto e firmamos acordos. Essa reserva marinha é a prova de nosso compromisso com a reconciliação. Durante a cúpula da COP26, anunciamos a criação dessa reserva marinha e cumprimos."
A cerimônia de corte da fita teve um toque especial pois a fita que foi cortada pelo presidente do Equador e pelo Ministro Manrique foi criada pelos artesãos de Galápagos, utilizando materiais reciclados. A atriz Bo Derek e a bióloga marinha Silvia Earl estavam entre os participantes da cerimônia de abertura.
Departamento de comunicações
Ministério do Meio Ambiente, Água e Transição Ecológica
Multinacional alemã reforça compromisso sustentável ao se unir à iniciativa do Instituto Ekos Brasil e passa a ter dois representantes no comitê gestor do Compromisso com o Clima
Produção gera mais de 80 milhões de toneladas de dióxido de carbono, CO2
Além do cartão-postal de BH, importantes reservas ambientais e hídricas estão na mira ou já são alvos de exploração
Alerta ocorre no Dia Mundial de Aves Migratórias, com campanha para aumentar a informação sobre a urgência de proteção desses animais
O ambiente ecológico da China testemunhou uma reviravolta histórica na última década, disse Han Wenxiu, alto funcionário do Comitê Central de Assuntos Financeiros e Econômicos, nesta quinta-feira.
Caatinga ocupa 90% do território paraibano e é responsável por importantes processos ecossistêmicos
Energia das ondas e marés: a energia gerada é proveniente do aproveitamento das ondas e marés oceânicas; entre outros.
Além de árvores, prática evitou que 348 kg de materiais fossem parar na natureza, contaminando rios e oceanos
Tecnologia em fertilizantes é alternativa para estiagem e aumenta produtividade
O tema virou conceito na Semana de Design de Milão de 2021
O evento é gratuito, e também poderá ser acessado de forma on-line
Comentários para "Equador ratificou a criação da nova Reserva Marinha de Galápagos anunciada na COP26":