Peça propõe experiência cênica visual sensível sobre o feminino, a finitude e os preconceitos arraigados na sociedade
Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader - 25/02/2026 10:40:12 | Foto: Divulgação/Han Thiago
O espetáculo Trilhas, Noite Cheia de Lua de Sol retorna a Brasília para o encerramento oficial de sua turnê, de 28 de fevereiro a 1º de março, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Os ingressos estão à venda pelo Sympla. A peça estreou no Distrito Federal, em 2025, e circulou por Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. A turnê integra o projeto Resistência nos Trilhos – Remontagem & Circulação, contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (FAC-DF).
Idealizado por Cláudia Andrade, o espetáculo se constrói a partir de uma narrativa cênica contemporânea que integra artes visuais, videoarte e recursos audiovisuais. O resultado é uma experiência cênica de forte dimensão imagética, dedicada a investigar os caminhos do feminino, a maturidade, os jogos de poder, a hipocrisia entranhada na sociedade, a finitude e os contrastes sociais da existência humana.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, o encerramento da circulação nacional de Trilhas, Noite Cheia de Lua de Sol na Sala Martins Pena “representa a força da criação que nasce no Distrito Federal, ganha o Brasil e retorna ao seu território de origem ainda mais amadurecida. Ver esse espetáculo, que surgiu a partir de uma oficina fomentada pelo FAC, consolidar-se em palcos de diferentes estados e voltar a Brasília reafirma a vitalidade da nossa cena cultural e a importância das políticas públicas continuadas”, afirma o secretário.
“O Fundo de Apoio à Cultura tem justamente esse papel estruturante: apoiar a ideia no seu nascedouro, viabilizar a primeira montagem e garantir condições para que a obra circule, dialogue com novos públicos e projete o nome do DF nacionalmente. A efervescência da Sala Martins Pena, ocupada por uma produção local que alcançou reconhecimento fora daqui, é um símbolo claro da retomada cultural que estamos vivendo, com investimento, planejamento e, sobretudo, confiança nos nossos artistas”, enfatiza Abrantes.
Além das apresentações, a circulação do espetáculo se destaca pelo compromisso com a acessibilidade e a inclusão. O projeto inclui sessões com intérprete de Libras e audiodescrição, além de ações sociais voltadas a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pessoas com deficiência visual e integrantes de projetos sociais. Ao final de cada espetáculo, a plateia é convidada para participar de um bate-papo com as artistas.
A trajetória da peça não se encerra com o fechar das cortinas. Em abril haverá oficinas e debate sobre os desafios da circulação teatral no Brasil. Essas ações reforçam o caráter público e democrático do projeto, que entende o teatro como ferramenta de encontro, reflexão e transformação social.
Trilhas, Noite Cheia de Lua de Sol
Sessões: Sábado (28), às 20h; e domingo (1º), às 19h
Local: Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Ingressos: Sympla e link na Bio Instagram: @trilhasespetaculo a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Comentários para "Espetáculo ‘Trilhas, Noite Cheia de Lua de Sol’ encerra circulação nacional em Brasília":