Confira o vídeo ao final deste texto com orientações sobre separação e descarte correto de resíduos e acompanhe nas nossas redes sociais outras dicas
Secretaria De Comunicação Do Mpdft - 05/08/2020 06:51:14 | Foto: Secretaria de Comunicação do MPDFT
Desde março, estamos mais tempo em casa e, consequentemente, produzimos muito mais lixo. Nossa rotina foi alterada e a coleta seletiva no Distrito Federal também sofreu mudanças. Pensando nisso, para orientar a população e conscientizar todos para a importância de seguir descartando corretamente os resíduos em casa, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Contas lançou no último mês a campanha Coleta seletiva: Eu faço a minha parte. As peças, voltadas principalmente para as mídias sociais, incluem vídeos, infográficos e instruções para que toda a sociedade possa ajudar.
A iniciativa busca sensibilizar e orientar a população sobre a coleta seletiva e sobre a segurança dos trabalhadores envolvidos na atividade, pois com o aumento do número de infectados pela Covid-19, as pessoas que fazem a coleta estão constantemente expostas a riscos e dependem também de cuidado e atenção por parte de quem descarta os resíduos. Do ponto de vista ambiental e socioeconômico, os benefícios do reaproveitamento dos detritos sólidos são imensos, mas dependem da colaboração de cada um.
De todo o lixo produzido no Distrito Federal, apenas 4% é separado pela população para a coleta seletiva. Do que é selecionado, apenas 41% é efetivamente reciclado. O Aterro Sanitário de Brasília foi construído para dar melhor destinação aos resíduos sólidos, mas sua capacidade é limitada e já foi reduzida de 13 anos para pouco mais de 10 anos. Essa situação pode se agravar e diminuir ainda mais a vida útil se o volume de resíduos aumentar.
O promotor de Justiça Roberto Carlos Batista destaca que a separação adequada de resíduos domésticos é fundamental para diminuir o volume de rejeitos levados para o aterro que, quando misturados, não servem mais para reciclagem e para o sustento de inúmeras famílias de catadores. “A educação ambiental promovida por esta campanha é indispensável e contribui não só com a proteção do meio ambiente como para a inserção socioeconômica, fundamental em tempo de crise”, explica Batista.
Confira o vídeo ao final deste texto com orientações sobre separação e descarte correto de resíduos e acompanhe nas nossas redes sociais outras dicas.;
Comentários para "Eu faço minha parte: Confira como fazer o descarte correto de resíduos":