Facebook remove vídeos sobre PIX manipulados por IA após notificação da AGU

O Facebook removeu as publicações nesta quarta-feira (23)

Facebook remove vídeos sobre PIX manipulados por IA após notificação da AGU
Facebook remove vídeos sobre PIX manipulados por IA após notificação da AGU

Agência Gov | Via Agu - 23/07/2025 16:47:32 | Foto: Agência Gov Br

Criminosos usaram inteligência artificial para produzir supostas falas de dirigentes do BC

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu a remoção de postagens fraudulentas sobre o Pix veiculadas no Facebook, após notificação extrajudicial. Nos vídeos, criados com inteligência artificial, “usuárias” reagiam a falas manipuladas do presidente e do diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo e Paulo Picchetti, e alertavam para uma suposta “compensação financeira” a que todo usuário do Pix teria direito. A atuação da AGU se deu por demanda do próprio BC.

Alardeando sobre falso vazamento de dados, o objetivo dos criminosos era direcionar possíveis vítimas a um site para captura ilegal de informações pessoais. A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) solicitou que o Facebook removesse as postagens elencadas na notificação, bem como outras similares que veiculem os vídeos manipulados dos dirigentes do BC, inclusive no Instagram.

Um dos advogados da União que atuou no caso, Carlos Eduardo Dantas de Oliveira Lima, destaca que essa é mais uma iniciativa da PNDD para coibir golpes aplicados diariamente nas redes sociais contra cidadãos brasileiros. “Com medidas como essas, esperamos tornar o ambiente digital mais seguro para todos: entes públicos, empresas e usuários”, afirma.

Na notificação, a PNDD aponta que os vídeos ferem os próprios termos de uso do Facebook. Também reforça que as plataformas digitais podem ser responsabilizadas por veicular conteúdos fraudulentos e enganosos de terceiros, especialmente após decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o Marco Civil da Internet.

Além do potencial golpista, a PNDD expôs que as postagens mentirosas sobre o Pix visam “causar danos à política pública da União e à integridade da ação pública”. Editada com tons dramáticos, uma das postagens chegou a mais de 3,1 mil curtidas no Facebook, a partir de conta enganosa que simulava o portal G1, também derrubada.

O Facebook removeu as publicações nesta quarta-feira (23), um dia após o envio da notificação extrajudicial pela AGU.

Comentários para "Facebook remove vídeos sobre PIX manipulados por IA após notificação da AGU":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório