×
ContextoExato

Festival de Cinema de Brasília ganha identidade visual

Festival de Cinema de Brasília ganha identidade visualFoto: AGÊNCIA BRASÍLIA *

Ilustrador Mauro Martins mesclou a produção de cinema, a visão do espectador e Brasília na criação. Esses três pilares representam a magia da sétima arte

Agência Brasília * - 04/10/2019 - 11:05:36

O ilustrador Mauro Martins, autor da identidade visual do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, vivenciou intensamente as opções de arte e cultura disponíveis na cidade ao longo da vida. Da primeira infância, quando chegou com a família, vinda de Minas Gerais, passou pela cena roqueira dos anos 1990, na qual atuou como baterista, a eventos de cinema, de artes plásticas e de diversas outras manifestações criativas.

“Eu vou ao Cine Brasília desde criança. O próprio Festival faz parte da minha história”, conta Mauro. Durante o período como estudante de Desenho Industrial na Universidade de Brasília (UnB), ele prestava bastante atenção nas identidades visuais empregadas nos filmes projetados na tela e nos cartazes do evento distribuídos pelo cinema. “Eu pensava: ‘seria legal algum dia fazer a identidade visual desse Festival’. Foi uma honra, quando me chamaram”, comemora Mauro.

Para desenvolver as artes, o artista coletou informações sobre as atuais cinematografias brasileira e brasiliense, buscando elementos gráficos, ícones e situações representativas do assunto.

Na criação, Mauro trabalhou com três pilares fundamentais: a cidade de Brasília, a produção cinematográfica contemporânea e uma visão de espectador para esses temas. “A receita foi misturar os elementos de forma harmoniosa. Penso que o resultado ficou muito alegre, cheio de positividade. A identidade visual traz um pouco da magia do cinema, com traços fluidos, cinéticos e livres”, ressalta o ilustrador.

Sobre o artista
Formado em Desenho Industrial pela UnB, Mauro Martins atuou como diretor de arte em agências de propaganda por 13 anos e acumulou inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Criou campanhas para grandes clientes, como Kraft, Best Buy e Infiniti. Atualmente, autônomo, ele prioriza o trabalho autoral. Para conhecer mais o trabalho do artista, acesse o site www.mauromartins.com ou o perfil @mauromartinscom no Instagram.

O Festival
O mais antigo e tradicional festival do cinema brasileiro chega em 2019 à 52ª edição. Entre 22 de novembro e 1º de dezembro, o Festival de Brasília exibe longas e curtas-metragens distribuídos entre Mostra Competitiva – com prêmios em dinheiro e troféu Candango para todas as categorias –, Mostra Brasília BRB e mostras paralelas. Além das projeções na tela do Cine Brasília, ações formativas para o aprimoramento de profissionais do audiovisual ocupam espaços na cidade e em regiões administrativas do DF.

* Com informações da Secretaria de Cultura (Secec)

Comentários para "Festival de Cinema de Brasília ganha identidade visual":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório