×
ContextoExato
Responsive image

GDF pede ao TJDFT que cartórios informem óbitos por coronavírus

GDF pede ao TJDFT que cartórios informem óbitos por coronavírusFoto: Hugo Barreto - Metrópoles

Secretário de Saúde do DF solicitou ao corregedor do TJDFT a determinação para que unidades de registro civil enviem dados ao governo

Lilian Tahan E Isadora Teixeira - Metrópoles - 07/04/2020 - 16:22:16

O secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo Filho, pediu, nesta terça-feira (07/04), que o corregedor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, determine que os cartórios de registro civil informem os óbitos confirmados e suspeitos do novo coronavírus à Subsecretaria de Vigilância em Saúde.

A Corregedoria do TJDFT é responsável por fiscalizar o funcionamento dos cartórios extrajudiciais, como é o caso das unidades de registro civil.

Em ofício, Filho solicita que os cartórios façam a inclusão das mortes de Covid-19 na rotina diária de envio das declarações de óbito para a área técnica da pasta.

Melhor compreensão

O secretário justificou a medida para “propiciar uma melhor compreensão do impacto da pandemia no Distrito Federal”. “O monitoramento de óbitos é de extrema relevância para a Vigilância em Saúde”, frisou o secretário.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) adiantou à coluna Grande Angular, do Metrópoles, na sexta-feira (06/04), que solicitaria envio das informações sobre certidões de óbito que citem coronavírus à Secretaria de Saúde para confirmação dos dados.

Reportagem do repórter Suzano Almeida, do Metrópoles, revela que a família do professor de educação física Wagner Ribeiro Barbosa dos Santos, 42 anos, questiona por qual motivo o óbito do servidor temporário não consta na estatística da Saúde. A certidão de óbito de Santos confirma a Covid-19 como um dos motivos da morte.

Nesta terça, aumentou para 12 o número de mortos por coronavírus no DF. Agora, são 492 casos confirmados.

Confira o ofício do secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo Filho:

Reprodução/GDFGDF pede ao TJDFT que cartórios informem óbitos por Covid-19
GDF pede ao TJDFT que cartórios informem óbitos por Covid-19

Comentários para "GDF pede ao TJDFT que cartórios informem óbitos por coronavírus":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório