Por Monica Machicao - Repórter Da Reuters - La Paz - 05/01/2021 - 15:50:29
A geleira Tuni, na Bolívia, está desaparecendo mais rápido do que o inicialmente previsto, de acordo com cientistas da nação andina, uma situação que provavelmente agravará a escassez de água que já atinge a capital La Paz, a apenas 60 quilômetros (km) de distância.
Cientistas da Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), que monitoram Tuni e outras geleiras regionais, disseram à Reuters que a geleira, antes extensa, foi reduzida a apenas 1 km².
Se antes previam que duraria até 2025, agora dizem que seu desaparecimento é iminente.
“Todo esse setor já foi coberto de gelo”, disse o glaciologista Edson Ramírez. Em grande parte do antigo caminho da geleira, agora há apenas restos de rocha, expostos pela primeira vez em séculos.
Embora a geleira esteja recuando desde a Pequena Era Glacial, quando enormes campos de gelo cobriam muitas montanhas andinas, a rápida mudança do clima acelerou o processo, de acordo com cientistas bolivianos.
Chuvas torrenciais e secas se tornaram mais comuns e a neve nas montanhas menos estável, disseram.
A mudança climática e o rápido desaparecimento das geleiras coincidiram com uma mudança do campo para as cidades na Bolívia, afirmam os pesquisadores, pressionando fontes de água já em redução.
Alerta ocorre no Dia Mundial de Aves Migratórias, com campanha para aumentar a informação sobre a urgência de proteção desses animais
O ambiente ecológico da China testemunhou uma reviravolta histórica na última década, disse Han Wenxiu, alto funcionário do Comitê Central de Assuntos Financeiros e Econômicos, nesta quinta-feira.
Caatinga ocupa 90% do território paraibano e é responsável por importantes processos ecossistêmicos
Energia das ondas e marés: a energia gerada é proveniente do aproveitamento das ondas e marés oceânicas; entre outros.
Além de árvores, prática evitou que 348 kg de materiais fossem parar na natureza, contaminando rios e oceanos
Tecnologia em fertilizantes é alternativa para estiagem e aumenta produtividade
O tema virou conceito na Semana de Design de Milão de 2021
O evento é gratuito, e também poderá ser acessado de forma on-line
Reflorestamento e desenvolvimento social
Área da bioma corresponde a 11% do território nacional
A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que as emissões de CO2 podem aumentar as temperaturas globais até 4,4°C até o final do século
Comentários para "Geleira boliviana Tuni está desaparecendo, dizem cientistas":