General exonerado após decretos sobre rastreamento de armas diz que buscou "segurança social"

Bolsonaro mandou revogar as portarias por elas não se adequarem às suas “diretrizes definidas em decretos”.

General exonerado após decretos sobre rastreamento de armas diz que buscou
General exonerado após decretos sobre rastreamento de armas diz que buscou

O Antagonista - 28/04/2020 11:10:16 | Foto: SD Angelo /Exército Brasileiro

O general de Brigada do Exército Eugênio Pacelli Vieira Mota, responsável pelas portarias revogadas por Jair Bolsonaro que definiam regras para o rastreamento de armas e munições, afirmou que tinha como norte a preocupação com a segurança nacional — e não com “interesses pontuais”.

Pacelli, que deixou o cargo de diretor de fiscalização de produtos controlados uma semana depois da publicação das portarias, encaminhou uma carta aos seus colegas na qual trata do episódio.

“Desculpe-me se por vezes não os atendi em interesses pontuais… Não podia e não podemos: nosso maior compromisso será sempre com a tranquilidade da segurança social e capacidade de mobilização da indústria nacional”, justificou o general, referindo-se à pressão de empresários do setor armamentista.

Leia também: MORO FORA DO GOVERNO: NÃO ERA FOFOCA; É JORNALISMO

No texto, Pacelli fala em “conquistas” obtidas durante sua gestão no rastreamento de armamentos. “Foram quatro importantes decretos presidenciais a serem normatizados”, destaca.

Ao Estadão, o Centro de Comunicação Social do Exército afirmou que a exoneração do general não se deu por qualquer pressão política do Planalto. Segundo o órgão, a troca é uma “atividade de rotina”.

Como mostramos , as portarias criavam o Sistema Nacional de Rastreamento de Produtos Controlados pelo Exército, que deveria rastrear os Produtos Controlados pelo Exército (PCE), como armas, munições e explosivos.

Bolsonaro mandou revogar as portarias por elas não se adequarem às suas “diretrizes definidas em decretos”.

Leia também:

“O Sr. Presidente viola a Constituição”

Comentários para "General exonerado após decretos sobre rastreamento de armas diz que buscou "segurança social"":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório