Gol, Iberia, Avianca e TAP suspendem voos saindo de Caracas após aviso de autoridade aérea dos Estados Unidos

Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) alerta empresas sobre 'situação potencialmente perigosa' no espaço aéreo 

Gol, Iberia, Avianca e TAP suspendem voos saindo de Caracas após aviso de autoridade aérea dos Estados Unidos
Gol, Iberia, Avianca e TAP suspendem voos saindo de Caracas após aviso de autoridade aérea dos Estados Unidos

Portal Bdf - 25/11/2025 09:56:06 | Foto: Agência Brasil - Direitos Reservados

As empresas internacionais de aviação Gol, Iberia, TAP Air Portugal e Avianca suspenderam seus voos partindo da capital da Venezuela, Caracas. Os cancelamentos foram anunciados após alerta da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) sobre uma “situação potencialmente perigosa” ao sobrevoar o espaço aéreo do país.


“Essa decisão segue informações divulgadas pelas autoridades de aviação dos Estados Unidos, que indicam que as condições de segurança no espaço aéreo venezuelano não estão garantidas”, disse a empresa portuguesa ao anunciar no sábado (22) o cancelamento dos voos do mesmo dia e da próxima terça (25).


Nesta segunda (24) a Iberia, da Espanha, também suspendeu os voos por tempo indeterminado. O último voo da empresa partiu de Caracas para Madri no sábado.


“A empresa avaliará a situação para decidir quando retomar os voos para aquele país”, disse a empresa espanhola à agência de notícias Reuters.

Os Estados Unidos devem declarar como organização terrorista um suposto cartel de drogas liderado pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Washington mobilizou no Caribe o maior porta-aviões do mundo, acompanhado por uma frota de navios de guerra e caças, para realizar operações antidrogas, uma ação que Maduro denunciou como “uma ameaça” para tirá-lo do poder.

A Administração Federal de Aviação (FAA) alertou no sábado às aeronaves que cruzam o espaço aéreo venezuelano para aumentar sua precaução, devido a um “agravamento da situação de segurança e ao aumento da atividade militar na Venezuela e em seus arredores”.

Desde setembro, as forças americanas atacaram mais de 20 embarcações supostamente dedicadas ao narcotráfico no Mar do Caribe e no Pacífico oriental, causando a morte de 83 pessoas.

Copa, Air Europa, PlusUltra e Wingo não se pronunciaram sobre seus voos. Já as venezuelanas Láser, Avior e Estelar informaram que operam normalmente.

Edited by: Nathallia Fonseca

Comentários para "Gol, Iberia, Avianca e TAP suspendem voos saindo de Caracas após aviso de autoridade aérea dos Estados Unidos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório