Governo divulga correção em lista de convocados para 2ª fase do CNU após erro de organizadora

A falha foi identificada no bloco temático 4, referente às especialidades de engenharia, e interferiu no resultado final dos candidatos

Governo divulga correção em lista de convocados para 2ª fase do CNU após erro de organizadora
Governo divulga correção em lista de convocados para 2ª fase do CNU após erro de organizadora

São Paulo, Sp (folhapress) - 22/11/2025 07:41:10 | Foto: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta sexta-feira (21), uma nova lista de classificação para a segunda prova do CNU (Concurso Nacional Unificado), após a FGV comunicar erro no gabarito.

A falha foi identificada no bloco temático 4, referente às especialidades de engenharia, e interferiu no resultado final dos candidatos. Por isso, houve alteração na ordem de classificação e nas pessoas convocadas.

A questão com erro tratava de tensão sobre um pilar de concreto. O gabarito foi ajustado de A para E. De acordo com a FGV, a banca organizadora do certame, o resultado individual do candidato será ajustado na página de consulta até o domingo (23).

Segundo comunicado da FGV, 197 candidatos que figuravam nas listas anteriores deixaram de constar após a correção.

Além disso, 214 novas pessoas passaram a compor as listas classificatórias. Essas pessoas estão convocadas para a segunda prova e já podem apresentar seus documentos para a prova de títulos nesta sexta-feira.

Esses candidatos terão um prazo adicional, ainda não especificado, para apresentar os documentos exigidos.

Antes da alteração, o período de envio dos documentos para a prova de títulos se estendia até a quarta-feira (19). O resultado preliminar dessa etapa está previsto para o dia 8 de janeiro de 2026.

Essa fase é apenas classificatória, ou seja, não elimina o participante, mas pode aumentar a nota final e ampliar as chances de conquistar uma vaga no serviço público federal. A nota máxima que o candidato poderá obter na avaliação de títulos será de dois pontos para nível intermediário e de cinco pontos para nível superior, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados possa superar esses números.

Segunda a professora Letícia Bastos, do Gran Concursos, essa etapa está presente em todos os blocos de nível superior (blocos 1 a 7) e, no nível intermediário, é adotada por apenas algumas especialidades.

A segunda prova do CNU será realizada no dia 7 de dezembro.

COMO REVISAR A DOCUMENTAÇÃO?
Letícia diz que é essencial ler atentamente o edital específico da carreira e do bloco para entender quais títulos serão aceitos, os critérios de pontuação e os documentos exigidos (certificados, declarações, históricos, entre outros).

"O candidato deve garantir que todos os documentos estejam legíveis, atualizados e devidamente autenticados, caso exigido. Uma boa prática é criar um checklist com base no edital e revisar item por item antes do envio", diz. Ela adiciona ainda que, se possível, vale a pena pedir a alguém de confiança que revise.

Comentários para "Governo divulga correção em lista de convocados para 2ª fase do CNU após erro de organizadora":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório