×
ContextoExato
Responsive image

Histiocitose maligna: Criança com câncer raro precisa da sua ajuda

Histiocitose maligna: Criança com câncer raro precisa da sua ajudaFoto: Portal Saber Melhor

A menina já utilizou a medicação por 28 dias, tendo apresentado boa resposta e obtido regressão no câncer

Portal Saber Melhor - 24/11/2020 - 11:25:18

A pequena Ana Vitória, com pouco mais de 1 ano de idade, sofre com um câncer raro: histiocitose maligna. Poucos casos são descritos na literatura médica mundial. A doença é extremamente agressiva. Acontece em 1 ou 2 crianças a cada cem mil nascidas vivas. Em consulta ao OrphaNet, conhecido portal para doença rara e medicamentos órfãos, a doença é definida como “uma doença sistémica associada à proliferação e acumulação (normalmente em granulomas) de células de Langerhans em vários tecidos ”.

A resposta aos tratamentos tradicionais com quimioterapia não foi satisfatória. Os médicos prescreveram a medicação Zelboraf 240 Mg – Vemurafenibe – cx c/ 56 comprimidos. Cada caixa da medicação custa SETE MIL REAIS e é suficiente para um mês de tratamento. O tratamento para quatro meses custa aproximadamente TRINTA MIL REAIS.

A menina já utilizou a medicação por 28 dias, tendo apresentado boa resposta e obtido regressão no câncer. Todavia, desde o final de outubro, a medicação está em falta no Hospital da Criança de Brasília.

A advogada Daniela Tamanini apresentou pedido à Justiça para que o Governo do Distrito Federal forneça a medicação. A decisão judicial pode sair a qualquer momento.

Mesmo que a liminar seja concedida, o Governo do Distrito Federal costuma demorar a cumprir as decisões judiciais. Ana Vitória não pode esperar a demora do Estado. o raríssimo tipo de tumor é extremamente agressivo, de rápida metástase, não pode a criança permanecer sem a medicação, especialmente depois da resposta positiva das primeiras doses.

Do direito à saúde

A Constituição Federal, em seu artigo 1º, inciso III, assegura a todos os brasileiros a dignidade da pessoa humana. Por sua vez, no artigo 5º, § 2º, pode-se verificar que os direitos e garantias expressamente indicados não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados.

A saúde é um direito social (artigo 6º da Constituição Federal), decorrente do direito à vida (art. 5º), certo de que a Constituição Federal disciplina, como um dever do Estado a ser garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de doenças e seus agravos, com acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação (art. 196).

O direito de receber a medicação por parte do Sistema Único de Saúde é um direito bem estabelecido. Não há justificativa para que a vida e saúde dos brasileiros seja tratada com tanto descaso, explica Daniela Tamanini.

Ajude a salvar ANA VITÓRIA

Ana Vitória
Ana Vitória

Já é possível ver as manifestações do tumor na pele da criança. Quem quiser ajudar a família pode realizar doações através de deposito bancário:

Conta Corrente

Rogéria Valéria Santana Antunes

(mãe da Ana Vitória)

Banco do Brasil

Agência 14230
Conta 161136
CPF: 999.175.301-00

Comentários para "Histiocitose maligna: Criança com câncer raro precisa da sua ajuda":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório