×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 20 de setembro de 2021

Homem apresenta possível explicação para construção de StonehengeFoto: Wikipedia

Homem apresenta possível explicação para construção de Stonehenge

Até hoje historiadores e arqueólogos discutem sobre como o monumento de Stonehenge foi erguido e a função que serviu. Um galês diz ter resolvido o mistério do transporte das pedras e poder

Sputnik - 09/07/2021 - 14:44:01

Os sofisticados megálitos antigos em Salisbury, no Reino Unido, não são apenas um dos monumentos pré-históricos mais icônicos de nosso planeta, mas também um dos mais enigmáticos. Não há dúvida de que alguns dos enormes pilares de Stonehenge foram trazidos de lugares tão distantes quanto Preseli Hills, no País de Gales, mas os historiadores não sabem responder sobre como as pessoas da Idade do Bronze conseguiram transportá-los para Salisbury, cerca de 270 quilômetros de Preseli Hills.

Um confeccionador de tapetes galês, Steven Tasker, de 66 anos, e entusiasta do monumento enigmático acredita ter uma resposta para a questão. Ele presume que as pedras pesadas poderiam ter sido carregadas por uma engenhoca especial e, para provar seu ponto, ele realmente montou uma e publicou um vídeo de como seria a máquina "há muito esquecida".

Máquina de Stonehenge, motor megalítico criado pelo galês Steven Tasker

Máquina de Stonehenge, motor megalítico criado pelo galês Steven Tasker

O curioso dispositivo contém uma placa circular e pranchas de madeira que podem ser puxadas lateralmente para impulsionar "pés de madeira".

A ideia de que tal máquina poderia existir ocorreu a Tasker em 2004, quando ele estava em uma viagem ao Cairo e se perguntou se alguns dos artefatos antigos poderiam ter sido usados para um propósito diferente do que geralmente se acredita, por exemplo, os frascos de maquiagem para os olhos poderiam, na verdade, fazer parte de uma máquina que ajudaria a mover objetos.

Embora o protótipo que ele acabou construindo tenha ficado ocioso em sua garagem por mais de uma década, as coisas mudaram três anos atrás, quando ele compartilhou sua teoria com o Dr. Campbell Price, curador do Museu de Manchester, que ficou impressionado com sua "descoberta" e encorajado ele para continuar aperfeiçoando o dispositivo.

"É bom ter o apoio dos especialistas. Não sou um acadêmico, mas estou feliz que eles gostem do que fiz. A máquina de Stonehenge é na verdade apenas uma adaptação do que acho que os egípcios usaram", contou Tasker.

Pedreira no País de Gales de onde foram extraídas as pedras azuis para construir a parte interior de Stonehenge

© Foto / Pearson et al . / Antiquity 2015

Pedreira no País de Gales de onde foram extraídas as pedras azuis para construir a parte interior de Stonehenge

Para completar a máquina, o galês se inspirou no Antigo Testamento, que fazia referência a uma "visão de Deus sendo transportado em querubins, com quatro asas e pés em formato de sola de bezerro" - não muito diferente de sua invenção.

Ele acredita que as pedras foram usadas como relógios, calendários e templos e poderiam ter sido carregadas do País de Gales ao seu local atual em questão de meses, visto que a máquina, se fosse realmente usada, poderia viajar 2,4 quilômetros por dia.

Comentários para "Homem apresenta possível explicação para construção de Stonehenge":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório