×
ContextoExato

Ibaneis Rocha encontra problemas jurídicos para trocar Casa Militar por GSI

Ibaneis Rocha encontra problemas jurídicos para trocar Casa Militar por GSIFoto:

O deputado federal e delegado aposentado da Polícia Civil Laerte Bessa (PR) é o indicado para chefiar o Gabinete de Segurança Institucional.

Por Isadora Teixeira, Manoela Alcântara E Ana Luiza Vinhote - Foto: Filipe Cardoso - Metrópoles - 27/12/2018 - 19:19:26

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) disse ao Metrópoles, nesta quinta-feira (27/12), que enfrenta entraves jurídicos para criar o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O novo órgão absorveria as funções da Casa Militar. “Tenho que encaminhar projeto de lei, mas há vários pareceres contrários, dizendo que não se pode criar porque há legislações bem antigas que tratam dessa questão”, explicou.

Ibaneis afirmou também que pretende diminuir o organograma da segurança institucional. “Lá dentro do Palácio do Buriti, tudo é feito pela Polícia Militar. Toda a estrutura de manutenção do prédio é de responsabilidade da PM. É um custo muito alto”, completou.

Aliado do emedebista na campanha eleitoral, o deputado federal e delegado aposentado da Polícia Civil Laerte Bessa (PR) é o indicado para chefiar o GSI.

Ibaneis chegou a anunciar que o gabinete contará com dois terços de policiais militares e um terço de policiais civis, além de bombeiros. “A estrutura agradou muito aos oficiais. Não tem nenhuma crise nem vai ter nenhum tipo de crise com a PM nem com a Polícia Civil”, pontuou, em 14 de novembro.

A possibilidade de extinguir a Casa Militar para se criar o GSI causou um mal-estar com coronéis, que temem perder espaço no próximo governo.

Mudança

Na segunda-feira (24), Bessa minimizou a situação e disse que há quem duvide da criação do GSI “desde o começo”. “Não vamos extinguir a Casa Militar, mas sim transformar. Isso é tão verdade que a gente vai aproveitar vários integrantes atuais”, destacou.

O parlamentar acrescentou que a ideia é realizar um trabalho de inteligência “mais completo”. “O governo tem que estar sempre à frente de tudo o que está acontecendo na capital da República”.

A Casa Militar é um dos órgãos com status de Secretaria de Estado mais antigo do Distrito Federal. Sua criação oficial é de 28 de setembro de 1970, por meio do Decreto nº 1.460. Desde então, sempre existiu na estrutura do Governo do Distrito Federal.

Comentários para "Ibaneis Rocha encontra problemas jurídicos para trocar Casa Militar por GSI":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório