Da Assessoria De Imprensa E Comunicação / Do Ipea / Foto: Pública - Pixabay - 12/12/2018 - 09:39:37
O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda referente a novembro, publicado nesta terça-feira, 11, revela deflação para todos os segmentos pesquisados. No entanto, esse alívio inflacionário foi menos intenso entre as famílias de menor poder aquisitivo (-0,17%), quando comparadas às de renda mais alta (-0,23%).
“A alta de 0,39% do grupo ‘alimentos e bebidas’ provocou um aumento inflacionário maior para as pessoas de renda mais baixa, por conta do peso desses itens na cesta de consumo da população mais pobre”, explicou a autora do trabalho, a técnica de planejamento e pesquisa Maria Andreia Parente Lameiras, do Grupo de Conjuntura do Ipea. Além dos alimentos, os reajustes de 0,5% do gás de botijão e de 0,4% dos aluguéis também contribuíram para limitar a deflação das classes mais baixas, ainda que elas tenham se beneficiado da queda da energia elétrica (-4%) e dos produtos de higiene pessoal (-4,7%).
As famílias de renda mais alta, por sua vez, registraram uma deflação maior principalmente devido à retração do preço da gasolina (-3,1). No cômputo geral, essas famílias de maior poder aquisitivo sofreram menos com os preços, embora também tenham se beneficiado menos do recuo das tarifas de energia elétrica. Para esse grupo, os principais fatores inflacionários em novembro foram a incorporação das altas de 2,1% do gás encanado, de 2,9% das passagens aéreas e de 0,8% dos planos de saúde.
No acumulado de 2018, a inflação permanece menor para a classe de renda muito baixa (3,3%), na comparação com o segmento de renda alta (3,8%). Contudo, houve forte desaceleração nas curvas de inflação em todos os segmentos de renda nos 12 meses até novembro.
Acesse a íntegra do Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda
São 199 oportunidades de emprego nas agências do trabalhador neste início de semana, incluindo cargos para candidatos com curso superior
Quase 30 espécies bailam pelo borboletário do Jardim Zoológico, fazendo a festa da garotada e de muitos adultos
Sistema de irrigação ganha reforço do governo do Distrito Federal para assegurar abastecimento regular
Fiscalização resultou em 18 autuações de motoristas inabilitados, 20 multas e 56 veículos removidos
Voltadas ao público jovem, atividades são fruto de parceria entre órgãos do Governo do Distrito Federal e Anvisa
São esperados até este domingo (26) oito mil estudantes das 14 regionais de ensino do Distrito Federal
Meta do Partido dos Trabalhadores é constituir cerca de 5 mil comitês populares em todo o país nos próximos meses
Evento acontece neste sábado, 25, às 14 horas, na Praça do Povo, no Setor Comercial Sul, Distrito Federal
O Instituto Brasília Ambiental apresenta o Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental ao MP do DF
Secretaria de Saúde amplia estratégias para aumentar a cobertura vacinal para todos os públicos
Foram realizados quatro encontros em que especialistas brasileiros e australianos discutiram violência doméstica e familiar contra as mulheres
Comentários para "Indicador Ipea registra deflação menor para as classes mais baixas em novembro":