Itaú lança banco digital para pequenos empreendedores com assessoria via inteligência artificial

O novo aplicativo utilizará a plataforma de inteligência artificial do Itaú Unibanco.

Itaú lança banco digital para pequenos empreendedores com assessoria via inteligência artificial
Itaú lança banco digital para pequenos empreendedores com assessoria via inteligência artificial

Júlia Galvão, São Paulo, Sp (folhapress) - 21/07/2025 16:44:33 | Foto:

O Itaú Empresas anunciou, nesta segunda-feira (21), o Itaú Emps, banco digital gratuito voltado a pequenos empreendedores e profissionais autônomos. Disponível em aplicativo, a plataforma oferece pagamentos, recebimentos, crédito e assessoria financeira por meio de IA (inteligência artificial) generativa, desenvolvida com base em dados do próprio banco.

O serviço é destinado, neste primeiro momento, a empresas de sócio único com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões. O processo de abertura de conta pode ser feito em cerca de três minutos por meio das lojas Apple Store ou Play Store. Segundo o banco, empresas com múltiplos sócios poderão aderir ainda neste ano, e a inclusão dos MEIs (microempreendedores individuais) está prevista para 2026.

A iniciativa faz parte da estratégia de ampliação do Itaú Empresas, segmento voltado a pequenas e médias empresas. Segundo Pedro Prates, diretor do Itaú Emps, a nova solução foi cocriada com empreendedores para atender aos principais problemas desse público.

O novo aplicativo utilizará a plataforma de inteligência artificial do Itaú Unibanco desenvolvida para interações com clientes e soluções financeiras personalizadas. A ferramenta é capaz de realizar análises de fluxo de caixa, acompanhar entradas e saídas, avaliar o desempenho de vendas feitas via maquininha do banco, sugerir precificação e apresentar comparativos de faturamento.

Entre alguns dos serviços oferecidos pelo Itaú Emps estão também a conta digital sem cobrança de mensalidade e transferências via Pix ilimitadas e gratuitas. O aplicativo permite ainda o pagamento de tributos, boletos e contas de concessionárias, como água e luz.

Segundo o banco, a IA é parte da estratégia de oferecer uma experiência mais consultiva e próxima da realidade do empreendedor. Para situações que exigem suporte humano, o atendimento permanece disponível, com tempo de resposta estimado em até 30 segundos.

PESQUISA
O lançamento foi acompanhado da divulgação de uma pesquisa inédita feita pela Quaest a pedido do Itaú. Intitulada "Do caderninho à inovação: os novos caminhos do empreendedor brasileiro", o estudo ouviu 600 empreendedores de todo o país com faturamento entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões por ano.

Segundo os dados, 49% dos entrevistados têm como principal meta o aumento do faturamento. O controle de custos (17%) e a orientação financeira (15%) aparecem como as principais carências na gestão. Apesar da digitalização em outras áreas do negócio, 62% ainda controlam entradas e saídas com planilhas, cadernetas ou apoio pontual de contador.

O uso de inteligência artificial ainda é baixo na gestão financeira, mas 44% afirmam já interagir com IA generativa, especialmente para marketing (70%), geração de conteúdo (65%) e análise de dados (52%).

Apenas 24%, no entanto, usam a tecnologia para decisões financeiras, como tomada de crédito e investimentos.

A confiança na segurança dos dados é considerada o fator mais importante para o uso de IA financeira (22%), seguida da possibilidade de contar com atendimento humano (18%) e da disponibilidade 24h (18%).

O estudo também mostra que 4,7 em cada 5 empreendedores concordam que inovar é essencial para manter o negócio relevante. Em média, 76% gostariam de ter mais acesso a informações práticas sobre finanças.

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