Izalci diz que DF está hoje “nos piores lugares em tudo”

O governo é único. Não pode cada um fazer o que quer. Hoje os secretários nem conversam.

Izalci diz que DF está hoje “nos piores lugares em tudo”
Izalci diz que DF está hoje “nos piores lugares em tudo”

Assessoria Izalci Lucas - 14/10/2021 05:58:44 | Foto: Assessoria Izalci Lucas

Em entrevista ao jornal Opção, de Goiânia, o senador Izalci Lucas (DF), líder do PSDB no Senado, declarou que o Distrito Federal “ está hoje disputando os piores lugares em tudo ”, devido à incompetência do governo atual e à ausência de políticas públicas nas áreas mais pobres.

Leia a seguir trechos da entrevista, publicada neste domingo (10/10) :

Perdas

“A cada governo que entra, o DF perde seu potencial de investimento, de oportunidades, de modernização e de melhoria de qualidade de vida. Hoje estamos disputando os piores lugares em tudo. Veja que um quadradinho como o DF esteve em 19º lugar na vacinação. Para se comparar, São Paulo está chegando a mais de 60% da população vacinada e nós ainda estamos em 40% com as duas doses. O DF deveria estar em primeiro lugar. Não tem sentido que Mato Grosso, por sua extensão territorial, ficar a frente do DF neste ranking.”

Suspeitas de corrupção

“Se fosse só isso estaria ótimo. Tem operações da Polícia Federal todos os dias, a toda hora e em todos os lugares do DF. Há uma semana a operação foi no hospital regional de Sobradinho. Agora foi na regional de ensino do Recanto das Emas. A saúde é um caos e já foi preso todo mundo. O governo ainda os apoia. Não dá para entender isso.”

Caos na saúde

“O governador disse que os problemas da saúde não eram recursos, era gestão. Mas está essa bagunça. E veja, destinamos quase R$ 3 bilhões para o DF durante a pandemia. Assim, éramos para ser referência. Hoje somos um dos piores.”

Aumento da pobreza

“A única coisa que o DF consegue ser campeão é no aumento da miséria. Estou falando de desigualdade e pobreza que cresceu absurdamente. É lamentável que onde era pra ser o piloto modelo, esteja nesta situação. Isso é em razão do improviso, falta de experiência no serviço público, falta de compromisso com a cidade e desconhece a realidade das pessoas. Tem gente passando fome em Brasília. A culpa é deste desgoverno. A situação é caótica. As pessoas estão se sentindo abandonadas. Eu estou na rua e percebo isso claramente.”

Ausência de Governo

“No momento que as pessoas de poder aquisitivo menor mais precisam, eles não conseguem acessar o serviço social. O Cras (Centro de Referência a Assistência Social) . As pessoas estão passando fome. As pessoas não têm atendimento hospitalar. Tem gente com câncer, com marcação de consulta daqui há seis meses. Quem está com câncer não pode esperar. “

Hospitais sucateados

“Referência nacional no passado, hoje o hospital de Base não tem dipirona e nem material para os profissionais trabalharem. Em outros hospitais tem gente internada há 90 dias esperando uma cirurgia que não acontece porque não tem um parafuso de R$ 3 reais. Não tem controle de estoque na saúde. É incompetência, prepotência, arrogância e desconhecimento.”

Cidadãos ignorados

“A prioridade tem que ser o cidadão. As pessoas hoje estão abandonadas. Elas precisam ter esperança e acreditar que a coisa vai mudar. Não podemos ter hoje uma capital federal com maior índice de desemprego de jovens. Temos uma geração que não tem esperança nenhuma.

O que falta no DF é planejar, estabelecer metas e ver quanto custa para fazer os projetos funcionarem. Tudo isso deve ser feito ouvindo a comunidade. Fiz mais de mil reuniões virtuais durante a pandemia. Falei com os líderes comunitários. E agora estamos trabalhando nas cidades de forma presencial a partir dessas demandas. Governar é isso: eleger prioridades depois de ouvir a comunidade. É o que estamos fazendo. “

Governo do Improviso

“Os últimos governantes sempre falaram que o problema é gestão. De fato é. Mas eles não sabem gerir. Temos que criar um governo digital para as pessoas possam marcar consulta e terem seus serviços por meio do celular. Também precisamos de integração. O governo é único. Não pode cada um fazer o que quer. Hoje os secretários nem conversam. Estamos no quinto gestor da educação. Na saúde é o sexto. Não se tem política de estado e nem de governo. Hoje é um governo de improviso.”

Leia a íntegra da entrevista em https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/tem-gente-passando-fome-em-brasilia-e-a-culpa-e-deste-desgoverno-356660/

Comentários para "Izalci diz que DF está hoje “nos piores lugares em tudo”":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório