Japoneses comemoram 50º aniversário da chegada dos pandas gigantes da China

Visitantes observam um panda gigante no Zoológico de Ueno em Tóquio, Japão, em 28 de outubro de 2022.

Japoneses comemoram 50º aniversário da chegada dos pandas gigantes da China
Japoneses comemoram 50º aniversário da chegada dos pandas gigantes da China

Agência Xinhua De Noticias - 03/11/2022 09:57:42 | Foto: Xinhua/Zhang Xiaoyu

Fãs japoneses de pandas gigantes lotaram o Zoológico de Ueno para comemorar o 50º aniversário da chegada dos pandas gigantes chineses, Kang Kang e seu parceiro Lan Lan, no Japão.

Tóquio, 31 out (Xinhua) -- Para marcar o 50º aniversário da chegada dos pandas gigantes chineses ao Japão, o Zoológico de Ueno, em Tóquio, criou recentemente um "Correio do Panda Gigante".

No início da manhã de sexta-feira, os visitantes foram aos correios do zoológico para comprar uma edição limitada de selos de panda gigante para o aniversário.

Ao conversar com os "fãs do amor verdadeiro" que estavam esperando ansiosamente na longa fila, pode-se ter um vislumbre de como os pandas são populares no Japão.

"Já estive em 23 países e regiões para ver pandas gigantes." "Eu até sonho com pandas gigantes." "Cinquenta anos atrás, tirei uma licença especial do trabalho para ver os pandas gigantes."

Em 28 de outubro de 1972, um par de pandas gigantes, Kang Kang e seu parceiro Lan Lan, chegaram ao Zoológico de Ueno como um presente da China para comemorar a normalização das relações diplomáticas entre os dois países, provocando uma mania de panda sem precedentes no Japão.

O número anual de visitantes do zoológico, que era de cerca de 4 milhões antes da chegada dos pandas gigantes, subiu para um recorde de 9,2 milhões em 1973.

Pessoas tiram fotos de um balão em forma de panda, em comemoração ao 50º aniversário da chegada dos pandas gigantes chineses, na saída da estação Ueno em Tóquio, Japão, 28 de outubro de 2022. (Xinhua/Zhang Xiaoyu)

Na fila de espera para comprar os selos comemorativos, algumas pessoas usavam máscaras com fotos de pandas gigantes, algumas carregavam sacolas com padrões de pandas gigantes, algumas estavam cobertas de acessórios de panda e algumas seguravam bonecos de panda gigante nos braços. Seja um homem de cabelos grisalhos ou uma criança balbuciante, eles expressaram amor por pandas gigantes à sua maneira.

Miho Nakagawa, conhecida como o "repórter do panda gigante", estava na frente da fila. Ela disse à Xinhua que esteve em 23 países e regiões para ver pandas gigantes. Em 2019, ela publicou uma monografia sobre pandas gigantes, contando as histórias de pandas gigantes ao redor do mundo.

Hoje, Nakagawa se tornou um repórter em tempo integral, tirando várias fotos relacionadas a pandas gigantes todos os dias e compartilhando-as com o povo japonês na Internet.

Kikue Hisatsune, de 73 anos, contou à Xinhua sobre sua visita ao zoológico de Ueno para ver os pandas há 50 anos. "Pedi uma licença especial quando soube que podia ver pandas gigantes." Agora, Hisatsune aposentado se tornou um panda gigante voluntário no zoológico para ajudar mais visitantes, especialmente crianças, a aprender sobre os pandas.

Sanpei Hayashiya, um conhecido comediante de rakugo japonês, também apareceu no zoológico com sua esposa no aniversário. Hayashiya mora perto do Zoológico de Ueno desde criança e ainda se lembra da primeira vez que viu pandas gigantes.

"Eu tinha cinco anos na época e tive que esperar em uma fila muito longa para ver os pandas", disse Hayashiya, acrescentando que agora que se tornou pai, ele costuma vir aqui para ver os pandas com seu filho.

Visitantes observam pandas gigantes no Zoológico de Ueno em Tóquio, Japão, 28 de outubro de 2022 (Xinhua/Zhang Xiaoyu)

Tadao Futatsugi, presidente honorário da Federação de Turismo de Ueno e embaixador do panda gigante em tempo integral, tem uma enorme coleção de bonecos de panda gigante. "Pandas gigantes deixam Ueno cheio de energia", disse ele.

Ao redor do Parque Ueno, onde está localizado o Zoológico de Ueno, há padarias, cafés, restaurantes e lojas de souvenirs com temas de panda em todos os lugares.

Katsuhiro Miyamoto, professor emérito da Universidade de Kansai, na província de Osaka, tomou como exemplo Xiang Xiang, um panda gigante nascido em 2017, e estimou que a fêmea trouxe um efeito econômico de 26,7 bilhões de ienes (181 milhões de dólares americanos) para o Parque Ueno e sua lojas ao redor.

"Uau, isso é tão fofo!" Às 10h, a Floresta de Pandas no Zoológico de Ueno abriu seu portão. Vozes animadas ecoaram da multidão. Os obturadores das câmeras soavam sem parar enquanto os pandas gigantes giravam e giravam para o deleite dos visitantes.

Toshimitsu Doi, ex-diretor do Zoológico de Ueno, disse à Xinhua que o Zoológico de Ueno fez grandes esforços na criação e reprodução de pandas gigantes nos últimos 50 anos, e a Base de Pesquisa de Criação de Pandas Gigantes de Chengdu da China forneceu um tremendo apoio.

"Quando os pandas entregavam filhotes, sempre convidávamos instrutores chineses para nos guiar no local. Eles eram muito habilidosos e profissionais em todos os detalhes e nos ensinaram tudo", disse Doi.

Muitos visitantes expressaram sua profunda afeição pelos pandas durante a entrevista. "Os pandas gigantes são como nossos próprios filhos preciosos. Observando-os desde o nascimento até o crescimento, cada movimento deles toca nossos corações."

"Os pandas gigantes são embaixadores da paz e da felicidade. Sempre amaremos os pandas", as palavras de Futatsugi dizem o que pensam os japoneses que amam os

Comentários para "Japoneses comemoram 50º aniversário da chegada dos pandas gigantes da China":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório