Por Daniel Buarque - Blog Brasilianismo - 07/12/2018 - 09:39:37
Um editorial publicado (em inglês) pelo jornal chinês Global Times, ligado ao jornal oficial do Partido Comunista Chinês, faz uma crítica dura à cultura brasileira e à forma como a cultura do país lida com trabalho, economia e desenvolvimento.
"Pode soar racista diferenciar o desenvolvimento baseado na cultura. Mas depois de morar no Brasil por um tempo, você descobrirá a resposta. Os brasileiros não estão dispostos a ser tão diligentes e a trabalhar tanto quanto os chineses. Nem eles valorizam a poupança para a próxima geração, como os chineses. No entanto, eles exigem o mesmo bem-estar e benefícios que os dos países desenvolvidos", diz o artigo.
O texto é assinado por Ding Gang, editor do People's Daily. Ele foi escrito em resposta a um artigo em que o jornal americano The New York Times comparou a China ao Brasil, avaliando os desafios que os dois países enfrentam em busca de desenvolvimento.
"O New York Times recentemente publicou uma série de artigos sobre a China. O último comentário de Bret Stephens tem um título impressionante: "O Desafio da China Real: Gerenciando seu Declínio". Este artigo aparentemente analítico usa o Brasil como uma comparação com a China, que expõe a chocante ignorância do escritor sobre a cultura do povo chinês", diz o editorial publicado na China.
Gang explica que morou três anos no Brasil, e que conhece a realidade do país. Ele argumenta de que o Brasil não pode ser comparado à China, e que é preciso analisar as diferenças culturais para entender as diferenças no desenvolvimento dos dois países.
"A questão básica é: por que a China conseguiu a industrialização enquanto o Brasil a abandonou e mudou na direção oposta? Isso não é inteiramente uma questão de economia ou instituições, mas de cultura", avalia, para em seguida fazer o comentário que diz que "pode soar racista" reproduzido no começo deste post.
"A diferença fundamental entre o Brasil e a China é que a cultura do Brasil torna o país inadequado para a indústria. A falta de manufatura não pode levar à industrialização e, finalmente, impossibilita o desenvolvimento sustentável. Como resultado, a economia do Brasil depende apenas da exportação de matérias-primas e commodities. Em outras palavras, recursos abundantes limitaram o desenvolvimento da manufatura no Brasil."
Coincidentemente, na mesma semana em que o texto foi publicado na China, uma palestra no Brazil Institute do King's College London avaliou as relações culturais entre Brasil e China, indicando o grande desconhecimento de um país em relação ao outro.
A pesquisadora portuguesa Carla de Utra Mendes apresentou o trabalho "A relational South: Thinking cultural dynamics between China and Brazil", em que tratou das conexões possíveis entre os dois países, enfocando pontos de distância e de proximidade que podem levar a uma intensificação destas conexões.
Além da questão sobre conhecimento mútuo, do que pode de fato haver de "racista" ou preconceito na opinião do jornal chinês e da polêmica que isso pode gerar, é interessante que o editorial da China tenha se tornado notícia também no site conservador americano Breitbart. "Mídia estatal: 'Pode soar racista, mas a cultura do Brasil é inferior à da China"', diz o título da repercussão do editorial, no Breitbart.
Com a eleição de Jair Bolsonaro, e seu discurso de relações internacionais mais alinhado aos EUA e crítico à China, o Brasil parece estar se tornando o foco de uma disputa global entre os dois países.
O site de jornalismo próximo ao governo de Dolnald Trump parece mandar um recado de que, enquanto o próximo governo brasileiro demonstra que quer se aproximar mais dos EUA de Trump, a imprensa oficial chinesa se coloca de forma mais crítica em relação ao Brasil. Isso em meio a uma movimentação evidente do Breitbart e outros veículos conservadores ligados a Trump na tentativa de gerar uma imagem mais positiva do Brasil de Jair Bolsonaro.
Evento acontece neste sábado, 25, às 14 horas, na Praça do Povo, no Setor Comercial Sul, Distrito Federal
O Instituto Brasília Ambiental apresenta o Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental ao MP do DF
Secretaria de Saúde amplia estratégias para aumentar a cobertura vacinal para todos os públicos
Foram realizados quatro encontros em que especialistas brasileiros e australianos discutiram violência doméstica e familiar contra as mulheres
Em entrevista a reitora pro tempore da UnDF destaca o trabalho que já é feito e os próximos passos na primeira universidade pública distrital
Inscrições serão de 29 de junho a 18 de julho; seleção será via nota do Enem
A 69ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros será realizada em Brasília, entre os dias 18 e 25 de setembro
Distrito Federal recebe Circuito Meta do CineSolar, cinema movido a energia solar, com três sessões gratuitas
Das quase 200 oportunidades disponíveis nesta sexta-feira (24), cinco são para cargos com a remuneração neste valor
Os dados foram coletados pela equipe interdisciplinar da SASR/VIJ e consolidados pelas supervisoras Niva Campos e Letícia Flores.
O programa Mala do Livro foi homenageado pela 36ª edição da Feira do Livro de Brasília
Comentários para "Jornal chinês ataca comparação com Brasil: 'não são dispostos ao trabalho'":