Jovens na Cidade do Cabo comemoram língua chinesa por meio da música

Competidoras se apresentam na quarta Competição de Canto em Chinês na Cidade do Cabo, África do Sul.

Jovens na Cidade do Cabo comemoram língua chinesa por meio da música
Jovens na Cidade do Cabo comemoram língua chinesa por meio da música

Agência Xinhua Brasil - 29/04/2025 18:31:24 | Foto: Xinhua/Wang Lei

Dezenas de jovens cantores apresentaram sua animada comemoração da cultura chinesa no sábado, na quarta Competição de Canto em Chinês na Cidade do Cabo, capital legislativa da África do Sul, cativando o público com melodias que ultrapassam barreiras linguísticas.

Cidade do Cabo, 27 abr (Xinhua) -- Dezenas de jovens cantores apresentaram sua animada comemoração da cultura chinesa no sábado, na quarta Competição de Canto em Chinês na Cidade do Cabo, capital legislativa da África do Sul, cativando o público com melodias que ultrapassam barreiras linguísticas.

Como um evento especial para marcar o Dia da Língua Chinesa deste ano, a competição aconteceu na Escola Secundária Groote Schuur, uma renomada instituição local, e foi organizada pelo Instituto Confúcio da Universidade da Cidade do Cabo, com o apoio dos Institutos Confúcio da Universidade do Cabo Ocidental e da Universidade Stellenbosch.

Competidores de universidades, escolas de ensino médio e fundamental competiram em duas categorias: universidades e escolas de ensino fundamental e médio.

O cônsul-geral-adjunto do Consulado Geral da China na Cidade do Cabo, Tang Chang'an, discursa na abertura do quarto Concurso de Canto em Chinês na Cidade do Cabo, África do Sul, no dia 26 de abril de 2025. (Xinhua/Wang Lei)

Tang Chang'an, cônsul-geral-adjunto do Consulado Geral da China na Cidade do Cabo, destacou o forte significado cultural da língua chinesa. "A língua chinesa é difícil porque carrega cinco mil anos de civilização", disse ele.

Ele também destacou o papel da música na construção de pontes culturais. "Cada canção chinesa é uma janela para a cultura chinesa", disse Tang. "Por isso, ao cantar canções chinesas, você compreenderá melhor o idioma e também entenderá melhor essa cultura".

Incentivando os estudantes sul-africanos a continuarem aprendendo chinês, ele disse: "Vocês podem ser uma ponte ligando a China e a África do Sul. Espero que possam nos ajudar a fortalecer essa amizade".

O palco da competição ganhou vida com a emoção dos participantes, que demonstraram muita proficiência em chinês, mas sua confiança e paixão repercutiram profundamente no público.

Um dos momentos de destaque veio de quatro jovens estudantes da Escola Primária Norma Road, que, apesar de serem novos no idioma chinês, se apresentaram com muita energia. Sua animada mistura de canções infantis chinesas, incluindo "Brilha, Brilha, Estrelinha", "Onde é a Primavera" e "Contando Patos", fez o público aplaudir e cantar junto.

"Gosto de aprender caracteres chineses. É uma pequena atividade que consigo fazer. É muito divertido e posso me desafiar", disse à Xinhua, Ashiquah Norodien, estudante da Universidade Stellenbosch que ficou em primeiro prêmio na categoria universitária.

Norodien também compartilhou que aprender chinês não só melhorou sua experiência acadêmica, mas também resultou em amizades significativas.

"Aprender chinês traz vantagens, tanto na sua carreira como oportunidades de visitar a China", disse Norodien. Descrevendo o chinês como "uma língua feita para os negócios", ela observou que aprender o idioma ajudará a se conectar com empresas chinesas dinâmicas e empresas globais líderes.

Participante se apresenta na quarta Competição de Canto em Chinês na Cidade do Cabo, África do Sul, no dia 26 de abril de 2025. (Xinhua/Wang Lei)

Na categoria de ensino fundamental e médio, Lisa Michels, estudante local do ensino médio, cativou os jurados com sua emocionante apresentação de "Big Fish", conquistando a maior honraria. Tendo estudado chinês por quatro anos, Michels compartilhou que aprender o idioma abriu muitas portas.

"Mesmo sendo difícil, foi muito gratificante", disse Michels. "Aprender chinês traz oportunidades e abre portas quando você precisa se comunicar com pessoas de outras origens culturais ou se você quer visitar outras partes do mundo".

Feng Pengpeng, diretora de chinês do Instituto Confúcio da Universidade da Cidade do Cabo, explicou que a competição foi além do canto. "Ao organizar o Concurso de Canto em Chinês, esperamos integrar elementos artísticos ao aprendizado do idioma chinês e transmitir a beleza do país por meio da música", disse ela.

"Cantar músicas chinesas pode aumentar a compreensão dos estudantes sul-africanos sobre a cultura chinesa, e aprender chinês também cria uma ponte para o intercâmbio cultural entre os jovens dos dois países", acrescentou Feng.

Comentários para "Jovens na Cidade do Cabo comemoram língua chinesa por meio da música":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório