Brasil converterá áreas em corredores de restauração.
Rio De Janeiro, 22 Ago Agência Xinhua Brasil - 24/08/2025 10:26:00 | Foto: Agência Xinhua Brasil
Lula afirmou que não faz sentido que uma região tão rica em recursos continue sofrendo com fome e pobreza, e defendeu a bioeconomia como alternativa sustentável para gerar emprego e inclusão social na região.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na sexta-feira que a descarbonização "não é uma escolha, mas uma necessidade", em discurso na Quinta Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), realizada em Bogotá.
O presidente enfatizou que o Brasil converterá áreas desmatadas em corredores de restauração e se comprometeu a recuperar 12 milhões de hectares de vegetação nativa. Ele também destacou o reconhecimento de 16 novas terras indígenas e a criação de quase 130 unidades de conservação na Amazônia brasileira.
"Se o aquecimento global destruir a floresta tropical, os povos da Amazônia serão as primeiras vítimas. É mais do que justo que sua voz seja ouvida e a participação social será chave para o sucesso da COP30", disse Lula, referindo-se à cúpula do clima que será realizada em novembro em Belém, capital do estado do Pará.
Lula afirmou que não faz sentido que uma região tão rica em recursos continue sofrendo com fome e pobreza, e defendeu a bioeconomia como alternativa sustentável para gerar emprego e inclusão social na região.
Em seu discurso, o presidente brasileiro reiterou a necessidade de uma nova governança global para enfrentar a crise climática e criticou a falta de comprometimento dos países industrializados. "Quem já é rico não quer fazer sacrifícios. Mas se o resto do mundo não avançar na redução dos gases de efeito estufa, mesmo sem novos desmatamentos, a floresta tropical continuará em risco", afirmou.
O presidente brasileiro lembrou que enviou convites oficiais a chefes de Estado, incluindo o presidente americano, Donald Trump, para participar da COP30. Segundo Lula, o encontro será decisivo para demonstrar se os líderes mundiais estão realmente comprometidos com a proteção do planeta.
"Se não houver futuro para a Amazônia e seus povos, não haverá futuro para o planeta", concluiu.
Comentários para "Lula afirma que descarbonização é uma necessidade e defende a voz dos povos da Amazônia na COP30":