×
ContextoExato
Responsive image

Ministério Público sedia V Reunião de Fórum de Combate aos Agrotóxicos do DF

Ministério Público sedia V Reunião de Fórum de Combate aos Agrotóxicos do DFFoto: Secretaria de Comunicação do MPDFT

Reunião ocorre no Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos, 3/12

Secretaria De Comunicação Do Mpdft - 04/12/2019 - 19:38:54

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sediou nesta terça-feira, 3 de dezembro, a V Reunião do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos do Distrito Federal. O encontro é um espaço permanente e aberto para debater as questões relacionadas aos impactos dos agrotóxicos no ambiente, na saúde dos trabalhadores e dos consumidores.

A promotora de Justiça do Meio Ambiente Cristina Rasia, atual coordenadora do fórum, destacou a atuação do MPDFT no fortalecimento da articulação entre a sociedade civil organizada e as instituições governamentais ante os riscos associados aos agrotóxicos e aos transgênicos, além dos seus produtos conexos. “O Ministério Público, ciente da importância da conscientização quanto ao uso de agrotóxicos, ressalta a relevância de informações transparantes da cadeia desde o produtor até o consumidor, visando garantir o meio ambiente equilibrado e a segurança alimentar no DF”, explicou.

Além de integrantes do MPDFT, a reunião contou com a presença de representantes do Governo do Distrito Federal, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater) e o Ministério do Trabalho. A Polícia Militar do Distrito Federal também participou do encontro.

Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos

A data foi escolhida devido ao pior desastre químico da história, ocorrido em Bhopal, na Ìndia, em 1984. O vazamento de cerca de 40 toneladas de isocianato de metilo e hidrocianeto da empresa produtora de inseticidas Union Carbide Corporation matou 3 mil pessoas na hora e mais 15 mil nas semanas seguintes. Cerca de 150 mil pessoas sofrem de doenças crônicas em decorrência do desastre. O produto, quando inalado por seres humanos, causa danos aos sistemas imunológico reprodutivo, musculoesquelético e à saúde mental.

Leia mais

Grupo entrega carta aberta à PGR contra desmonte ambiental

MPDFT sedia terceiro encontro do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

Especialistas se reúnem no MPDFT para debater uso de agrotóxico s

Comentários para "Ministério Público sedia V Reunião de Fórum de Combate aos Agrotóxicos do DF":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório