Osmar Chohfi assumiu novo mandato na Câmara Árabe
Isaura Daniel - Agência Anba - 06/05/2024 11:06:30 | Foto: Agência ANBA
Estudantes da graduação em Relações Internacionais do Instituto Mauá de Tecnologia visitaram a sede da Câmara Árabe nesta quarta-feira (03) e ouviram uma apresentação do presidente Osmar Chohfi sobre a região. Alguns se mostraram inclinados a procurar oportunidades profissionais voltadas aos países árabes.
São Paulo – O mundo árabe é pauta de interesse de estudantes de Relações Internacionais do Brasil. Um grupo de universitários do Instituto Mauá de Tecnologia que faz graduação na área visitou a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na capital paulista nesta quarta-feira (3) e demonstrou curiosidade sobre a região. Alguns cogitam procurar oportunidades profissionais ligadas aos países árabes.
Apesar de estar no primeiro ano da universidade, Maria Eduardo de Oliveira (foto acima) , 18 anos, uma das integrantes da turma que esteve na Câmara Árabe, já sabe que quer trabalhar com comércio exterior. Ela gostaria de atuar em gerenciamento de exportação e importação e pondera fazer isso voltada ao mundo árabe.
Isaura Daniel - Agência ANBA
Após ouvir o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, falar sobre o comércio Brasil-países árabes, o interesse dela sobre o assunto cresceu. “Essa questão da segurança alimentar é muito importante”, afirmou Maria Eduarda. Chohfi relatou que o Brasil é grande parceiro dos árabes na segurança alimentar, fornecendo boa parte dos alimentos que a região consome. “Com o mundo árabe, o Brasil tem hoje em dia uma das suas relações mais estáveis. No comércio se trata de um cliente tradicional”, disse a estudante para a reportagem da ANBA.
Outra estudante da turma, Maria Eduarda Engersen, de 18 anos, quer atuar nas Relações Internacionais pensando em representar o Brasil junto a outros países. O trabalho na área humanitária e em organizações não governamentais está nos planos da universitária, mas o mundo árabe também consta no seu radar. Ela afirma que se interessou bastante pelo assunto com a visita à Câmara Árabe, que pretende aprender mais sobre a região e que tem especial interesse no Egito.
Os estudantes de RI visitaram a Câmara Árabe liderados pela professora Flavia Loss de Araújo e foram recebidos por Chohfi, que além de presidente da instituição, fez carreira na diplomacia e chegou a ocupar o cargo de secretário-geral do Itamaraty. A diretora de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, também acompanhou a visita e falou com o grupo. O embaixador Chohfi apresentou aos estudantes um panorama sobre quem são os países árabes, os pilares das suas economias e a relação comercial com o Brasil.
Os universitários puderam saber sobre a importância do Brasil como fornecedor ao mercado árabe de produtos halal, que são aqueles que atendem as regras do Islã, conheceram mais a respeito da produção de petróleo e gás da região e os esforços pela transição energética, sobre a grande população jovem que há nos países árabes, a evolução do comércio Brasil-países árabes e pauta de importação e exportação, entre outros assuntos.
Chohfi disse que com o aumento do comércio entre o Brasil e o mundo árabe, a Câmara Árabe também cresceu. Os estudantes fizeram várias perguntas ao diplomata envolvendo os desafios na área comercial, questões da geopolítica, a participação feminina no mundo árabe e Câmara Árabe e outras temáticas. Chohfi se mostrou feliz com a forte presença de mulheres no grupo de estudantes de Relações Internacionais.
Leia mais : Osmar Chohfi assumiu novo mandato na Câmara Árabe
Comentários para "Mundo árabe gera interesse entre estudantes de Relações Internacionais":