Demanda foi maior do que a esperada pela Secretária de Saúde
Destak - 18/06/2019 08:04:08 | Foto: Renato Araújo-Agência Brasília
O mutirão de colocação gratuita do dispositivo intrauterino (DIU) de cobre (não hormonal), realizado na manha desta segunda-feira (17), acabou em protestos. Cerca mil de mulheres se reuniram em frente ao Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) para tentar conseguir o benefício, porém quantidade de senhas não foi suficiente para atender a demanda.
Inicialmente havia apenas 200 senhas, número que teve de ser dobrado. Para atender a todas, um novo chamamento será realizado em agosto. Quem não teve acesso as senhas, recebeu uma ficha de cadastro.
De acordo com a Saúde, interessadas no método podem procurar as Unidades Básicas de Saúde, próxima a sua residência. No local, a paciente deverá realizar exames. Caso esteja apta a paciente terá acesso ao benefício.
O DIU é dispositivo em forma de T, colocada dentro do útero, em procedimento realizado no consultório para prevenir a gravidez. Após inserido ele libera substâncias que tornam o ambiente desfavorável ao espermatozoide. De acordo com médico, este é um dos métodos contraceptivos mais eficazes.
Comentários para "Mutirão em Brasília para colocação de contraceptivo termina em protestos":