Estadão Conteúdo - 21/06/2022 - 06:13:29
A escritora Nélida Piñon nasceu no Rio de Janeiro, em 1937, mas suas raízes estão na Galícia, na Espanha - tema de muitas de suas leituras. Agora, esses livros e outros materiais adquiridos e guardados por uma das maiores escritoras brasileiras contemporâneas deixam sua casa para ficarem à disposição de leitores e pesquisadores no Instituto Cervantes, no Rio de Janeiro.
Nesta segunda, 20, a instituição inaugurou a Biblioteca Nélida Piñon, com 7 mil volumes, entre livros sobre temas variados, como balé, história da Idade Média, Machado de Assis, literatura clássica, religião, clássicos franceses e ingleses, ópera e biografias, além dos volumes que herdou da lexicógrafa Elza Tavares.
Muitos dos livros têm dedicatórias de amigos escritores, como Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade Guimarães Rosa e Lygia Fagundes Telles, entre os brasileiros, e Toni Morrison, José Saramago, Mario Vargas Llosa, Carlos Fuentes e Gabriel García Márquez, entre os estrangeiros.
Algumas das obras trazem, também, nas margens, anotações de Nélida Piñon, imortal da Academia Brasileira de Letras que acaba de fazer 85 anos. Por isso, e por outros motivos, foi criado um projeto para o tratamento documental e catalográfico, com apoio da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro (Redarte/RJ), que deve levar cerca de dois anos para ser implementado. Uma equipe de bibliotecários especialistas no tratamento de acervos pessoais vai trabalhar com esse material para que ele possa ser acessado mundialmente por meio da Rede de Bibliotecas do Cervantes.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
fonte: Estadão Conteudo
O período promete ser agitado para os fãs de séries e filmes de ação, ficção científica, terror e comédia
Apesar de a arte digital ter uma maior intimidade com a tecnologia de NFT, artistas plásticos, fotógrafos e afins também encontram espaço para vender e expor seus trabalhos por meio da tecnologia.
O Museu do Pontal é um espaço que revela toda a riqueza e diversidade das raízes artísticas brasileiras.
Série Biodiversidade está disponível gratuitamente em versão digital
O local vai ganhar uma estátua de Bonifácio, com conceito
Durante as gravações de Matí no Pantanal, poucos profissionais foram escalados de forma a evitar superestímulos na onça
Música virou sucesso na plataforma de vídeos e já foi compartilhada por grandes celebridades
Estreia será no dia 20 no município maranhense de Pindaré Mirim
Caroline Dias de Freitas, CEO da DISRUPTalks, e Samara Felippo, nova autora do selo.
A publicação conta com ensinamentos sobre como recuperar o planeta após anos de agressões contra o meio ambiente.
Evento é online, gratuito e vai até a próxima quarta-feira
Comentários para "Nélida Piñon doa seu acervo para Instituto Cervantes no Rio de Janeiro":