×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 23 de setembro de 2021

No Dia Mundial do Xadrez, ONU celebra o aumento do interesse pelo jogoFoto: Unsplash/Jeshoots

No Dia Mundial do Xadrez, ONU celebra o aumento do interesse pelo jogo

A ONU lembra que o xadrez é um dos jogos culturais e intelectuais mais antigos do mundo, que combina esporte, pensamento científico e elementos da arte

Portal Onu News De Noticias - 20/07/2021 - 11:26:46

Nações Unidas destacam que esportes e jogos ajudam a humanidade a sobreviver em tempos de crise, reduzindo a ansiedade e melhorando a saúde mental; durante a pandemia de Covid-19, aumentaram os torneios de xadrez online.

Esta terça-feira, 20 de julho, é o Dia Mundial do Xadrez. As Nações Unidas lembram que no decorrer da história, jogos e esportes vêm ajudando a humanidade a sobreviver em tempos de crise.

As atividades ajudam a reduzir os níveis de ansiedade e a melhorar a saúde mental. A ONU destaca que apesar do coronavírus, “o xadrez vem demonstrando uma resiliência notável e um poder muito forte em tempos de pandemia”.

O Dia Mundial do Xadrez foi instituído pela Assembleia Geral, em dezembro passado, para reconhecer a natureza do jogo como um meio de melhorar a harmonia fraterna entre todos os povos.

ONU/Grunzweig

O Dia Mundial do Xadrez foi instituído pela Assembleia Geral, em dezembro passado, para reconhecer a natureza do jogo como um meio de melhorar a harmonia fraterna entre todos os povos.

Torneios pela Internet

Segundo a organização, o “interesse no geral pelo xadrez dobrou nos últimos meses”, com “mais jogadores participando em torneios que acontecem em plataformas online”.

Uma série original da plataforma Netflix, “O Gambito da Rainha” (ou o Gambito de Dama, em Portugal), lançada em outubro do ano passado, ajudou a popularizar mais ainda o jogo. A série acaba de ser nomeada para 18 categorias nos prêmios Emmy.

Alguns dados interessantes sobre o xadrez: de forma matemática, existem mais jogos possíveis de xadrez do que átomos no Universo. É possível ainda realizar um cheque-mate ao oponente com apenas dois movimentos de peças.

Adolescentes jogam xadrez numa escola no Iêmen

© Unicef/Moohialdin Fuad

Adolescentes jogam xadrez numa escola no Iêmen

Atividade Inclusiva

Em alguns países, como na Alemanha, nos Estados Unidos e na Rússia, cerca de 70% da população já jogou xadrez em algum momento da vida. Cerca de 605 milhões de adultos praticam xadrez regularmente.

A ONU lembra que o xadrez é um dos jogos culturais e intelectuais mais antigos do mundo, que combina esporte, pensamento científico e elementos da arte.

É uma atividade acessível e inclusiva, que pode ser praticada em qualquer lugar do mundo, por qualquer pessoa, ultrapassando as barreiras de gênero, de linguagem e os estatutos sociais.

Comentários para "No Dia Mundial do Xadrez, ONU celebra o aumento do interesse pelo jogo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório