A propriedade Duas Cachoeiras é reconhecida como uma reserva particular do patrimônio natural
Brasil De Fato - 12/07/2021 08:42:27 | Foto: Sítio Duas Cachoeiras
Na cidade de Amparo, em São Paulo, o professor e produtor, Guaraci Diniz, mantém o seu sítio de forma totalmente agroecológica e agroflorestal.
São experiências de cultivo orgânico, criação de animais e recuperação do solo e água que evidencia a possibilidade de produzir alimentos saudáveis em harmonia com o meio ambiente. O sitiante expõe algumas atividades que desenvolve no terreno.
“Tinha uma cocheira de cavalo aqui que nós transformamos em um pequeno laboratório. Produzimos as tinturas, pós, ervas, pomadas, tudo que precisamos, não é um trabalho que comercializamos, mas distribuímos pra comunidade da região", comenta.
Há mais de 20 anos, Guaraci planta em 30 hectares de terra arroz, soja, feijão, girassol, mandioca, abóbora e vários outros alimentos sem usar nenhum tipo de veneno e agrotóxico e de acordo com o sitiante, ele consegue obter da propriedade 87% do que precisa para viver.
“Estamos em um momento que precisamos repensar esse processo todo, precisamos rever aonde queremos chegar e está muito disponível essa informação. Ainda bem que tem gente que está criando esse processo, mas ainda está pressionado pela lógica dos sistema”, afirma o sitiante.
Diante desta riqueza florestal e agroecológica, Guaraci desenvolve vários projetos no sítio com diversos parceiros para fomentar a educação ambiental.
São atividades e cursos que ensinam a restaurar, conservar, além das pesquisas de campo e estudos sobre agricultura, quase que diariamente, o sítio recebe crianças, adolescentes e adultos que querem conhecer essa experiência de perto.
Edição: Douglas Matos
Comentários para "No interior de São Paulo, agricultor regenera 80% da mata em seu sítio":