'Nós, negros, somos penalizados', diz Júlio Baptista, que mira ser técnico

Julio Baptista vê menos chances para negros

'Nós, negros, somos penalizados', diz Júlio Baptista, que mira ser técnico
'Nós, negros, somos penalizados', diz Júlio Baptista, que mira ser técnico

São Paulo, Sp (uol/folhapress) - 05/11/2025 10:58:19 | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ex-jogador da seleção brasileira, Júlio Baptista vive em Madri e estuda para se tornar técnico de futebol. Ele, no entanto, vê o sonho ameaçado pela discriminação com treinadores negros.

"Eu gostaria de treinar, mas nós, negros, somos penalizados", diz Júlio Baptista, ao jornal Gazzetta dello Sport.

Júlio Baptista destaca a presença escassa de técnicos negros nas principais ligas europeias. O ex-jogador, no entanto, afirma que não vai jogar a toalha.

"Eu não sei [se racismo reduz oportunidades para técnicos negros]. Mas é um fato. Quantos treinadores negros você vê nas cinco principais ligas? Eu não vejo muitos. Quero pensar que é apenas uma coincidência, mas, infelizmente, acho que não. Há menos oportunidades. Espero ser eu quem vai reverter a tendência. Nunca diga nunca", diz Júlio Baptista
O primeiro contato do ex-meia com a função de treinador aconteceu no Real Valladolid, da Espanha. Ele fez parte da comissão técnica das equipes de base do clube que tinha Ronaldo como acionista entre 2019 e 2023.

O brasileiro teve carreira de destaque, principalmente, no futebol espanhol após deixar o São Paulo. Como jogador, passou por Real Madrid, Sevilla e Málaga por lá. Ele ainda atuou na Europa por Roma (Itália), Arsenal (Inglaterra) e Cluj (Romênia). Cruzeiro e Orlando City (EUA) foram os outros clubes da carreira como jogador.

Em tentativa de ser treinador, Julio Baptista vê menos chances para negros

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-jogador Julio Baptista, 44, disse ao jornal italiano Gazzetta dello Sport que há menos oportunidades para treinadores de futebol negros.

O brasileiro, que passou por equipes como São Paulo, Real Madrid, Arsenal, Sevilla e Roma, agora quer ser técnico.

"Eu gostaria de treinar, mas nós, negros, somos penalizados. Quantos treinadores negros você vê nas cinco principais ligas?", questionou, referindo-se aos campeonatos de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.

"Quero pensar que é uma coincidência, mas, infelizmente, acho que não. Há menos oportunidades. Espero que eu seja quem vai reverter isso", disse o ex-atleta.

Julio já fez parte da comissão técnica das categorias de base do Valladollid, da Espanha, quando Ronaldo era acionista do clube. Há pouco tempo, recusou uma proposta para treinar a equipe sub-19 do Real Madrid, mirando o futebol profissional.

Comentários para "'Nós, negros, somos penalizados', diz Júlio Baptista, que mira ser técnico":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório