Nova cartilha mostra como reconhecer e evitar golpes comuns no dia a dia

Material lançado pela Defensoria Pública nesta quinta-feira (13) também traz orientações sobre o que fazer se bancos ou planos de saúde desrespeitarem direitos da população

Nova cartilha mostra como reconhecer e evitar golpes comuns no dia a dia
Nova cartilha mostra como reconhecer e evitar golpes comuns no dia a dia

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto - 14/11/2025 07:48:46 | Foto: DPDF - Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) lançou, nesta quinta-feira (13), a cartilha Golpes, bancos e planos de saúde. O material visa a orientar a população quanto aos golpes mais comuns e ensinar como agir quando planos de saúde ou instituições financeiras desrespeitam seus direitos.

A publicação destaca práticas como descontos indevidos da aposentadoria, o golpe do falso motoboy, negativas de plano de saúde e aumentos abusivos, entre outras irregularidades. Uma das fraudes de destaque na cartilha é a que envolve o uso da imagem da DPDF por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Os golpistas se passam pela instituição e solicitam depósito de quantias via Pix dos assistidos. A DPDF, entretanto, nunca pede senhas ou solicita dinheiro para entrar com ações ou movimentar processos.

O defensor público-geral substituto, Fabrício Rodrigues, lembra que a cartilha é mais uma ferramenta para que a população reconheça seus direitos e saiba como agir diante de situações que colocam em risco sua segurança e seu patrimônio. “Muitos golpes atingem justamente quem mais precisa de proteção”, afirma.

Informação e prevenção

“Mais do que alertar sobre fraudes, o material busca empoderar a população com informação”, resume o diretor da Escola de Assistência Jurídica (Easjur) da DPDF. “A educação em direitos é a melhor forma de prevenir danos e garantir o respeito ao cidadão.”

Autora da cartilha, a defensora pública Bianca Cobucci Rosière enfatiza que informação é a primeira forma de proteção, especialmente em um momento em que os golpes se multiplicam e as relações com bancos e planos de saúde se tornam mais complexas. “Na minha atuação profissional, observei de perto como a falta de orientação transforma situações simples em perdas significativas, e é justamente dessa experiência que nasce a cartilha: um instrumento de esclarecimento e prevenção”, explica. “O objetivo é tornar o conhecimento acessível e oferecer ferramentas práticas para enfrentar os problemas do cotidiano”.

Acesse aqui a cartilha na íntegra.

*Com informações da Defensoria Pública do DF

Comentários para "Nova cartilha mostra como reconhecer e evitar golpes comuns no dia a dia":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório