Novo movimento global busca impulsionar ações para proteção dos oceanos

Praia em Tonga, no sudoeste do Oceano Pacífico

Novo movimento global busca impulsionar ações para proteção dos oceanos
Novo movimento global busca impulsionar ações para proteção dos oceanos

Agência Onu News De Noticias - 11/02/2022 11:23:53 | Foto: ADB/Eric Sales

Projeto “Geração Oceano” está sendo lançado pela Unesco e qualquer pessoa pode participar da rede; principal meta é reverter danos e garantir que atitudes desta década tenham um impacto positivo para a vida marinha no próximos 100 anos.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está lançando a campanha “Geração Oceano ”, um movimento global para ampliar as ações de conscientização sobre preservação dos oceanos.

A meta é conectar pessoas de todo o mundo em prol de medidas de restauração, tendo como base fatos científicos. As iniciativas são compartilhadas em um site especial criado para o projeto “GenOcean” e também nas redes sociais: Twitter, Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn e Trello.

A campanha “Geração Oceano” faz parte da Década da ONU dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável

Ocean Image Bank/Umeed Mistry

A campanha “Geração Oceano” faz parte da Década da ONU dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável

Impactos futuros

O especialista em Comunicação da Unesco explicou à ONU News, de Paris, que esta década é crítica para a saúde dos oceanos. Segundo Vinícius Lindoso, tudo o que for feito até 2030 terá um impacto pelos próximos 100 anos.

“Vou me empoderar para participar desta meta de criar o oceano que queremos até 2030. É uma campanha que dá um menu, um leque de opções, de ações, muito práticas do dia-a-dia para conectar o nosso cotidiano à ciência, a essa grande missão globa de proteger o oceano e de fazer com que seus recursos sejam sustentavelmente manejados.”

Segundo dados da ONU, 80% da poluição dos oceanos saem da superfície terrestre.

Saeed Rashid

Segundo dados da ONU, 80% da poluição dos oceanos saem da superfície terrestre.

Documentários e podcasts

O funcionário da Unesco explica que já é possível se inscrever no site para receber as novidades, mas em abril, o site será interativo e qualquer cidadão poderá relatar sua própria história de engajamento em prol dos oceanos.

Vinícius Lindoso menciona algumas ideias de ações que podem ter um impacto positivo para esta causa e destaca que não é preciso de muito para começar a agir.

“É muito fácil começar: assistindo a um documentário, durante o trânsito para o trabalho ouvindo um podcast. Muita gente conhece o problema do plástico no oceano, mas o problema do plástico no oceano é somente um de inúmeros problemas que afetam hoje o ecossistema marinho. A gente tem a acidificação do oceano, temos a falta de oxigênio no oceano, então uma forma de começar a se interessar, a atuar, é ter as boas informações e saber diferenciar fake news de informações baseadas na ciência.”

A campanha “Geração Oceano” faz parte da Década da ONU dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável. Ainda no primeiro semestre deste ano, as Nações Unidas, Portugal e Quênia organizam a 2ª Conferência dos Oceanos, que ocorrerá entre os dias 27 de junho e 1 de julho, em Lisboa

Comentários para "Novo movimento global busca impulsionar ações para proteção dos oceanos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório