O emagrecimento com vinagre de maçã é possível?

Estímulo ao consumo exagerado de vinagre de maçã para o emagrecimento pode promover reações

O emagrecimento com vinagre de maçã é possível?
O emagrecimento com vinagre de maçã é possível?

Por Dr. Bernardo Petriz, Redação - 08/12/2023 06:33:28 | Foto: Divulgação

Possivelmente a busca pelo emagrecimento fácil está entre um dos maiores desejos daqueles que não estão satisfeitos com os quilos a mais na balança. Invariavelmente, por ignorância, muitos acreditam em toda sorte de solução que não envolva o desconforto inicial envolvida na mudança dos hábitos obesogênicos. Para estaspessoas, hábitos alimentares mais saudáveis e a prática regular de atividade física estão fora de questão!

Em busca da “pílula do exercício” que promova seus efeitos, ou de suplementos milagrosos de emagrecimento, esta grande parcela de pessoas está sempre à mercê da próxima novidade indicada por “blogueiros” ou publicações “especializadas” em saúde. A verdade é que quando se trata de emagrecimento rápido e fácil, a indicação do(a) blogueiro(a) famoso(a) não possui embasamento científico algum, além de promover um verdadeiro desserviço ao enfrentamento adequado da obesidade e doenças metabólicas associadas.

A moda da vez é o consumo do vinagre de maçã para a perda rápida de peso. Uma rápida busca no google pelo tema nos coloca à disposição uma infinidade de recomendações quanto ao seu uso em grandes quantidades, muitas das vezes, antes de dormir, com o objetivo de perder peso. Bom, vamos aos fatos...

O vinagre pode ser produzido por inúmeros métodos e por diferentes matérias primas como o vinho, a cevada, o álcool e frutas. O vinagre de maçã é um dos três tipos mais comuns de vinagre, sendo feito a partir da fermentação da maçã, quando o álcool etílico é convertido em ácido acético pela presença da bactéria Acetobacter.

Por ter uma acidez relativamente baixa (~5% de ácido acético), o seu consumo culinário é popular em várias partes do mundo. Como alimento, é rico em ácidos orgânicos, flavonóides, polifenóis, vitaminas e minerais. Devido a estas propriedades bioquímicas em sua composição, o seu consumo tem sido vinculado como suplemento alimentar auxiliar no controle de disfunções metabólicas, e suporte nutricional antioxidante e, até mesmo,antimicrobiano.

De fato, existem estudos indicando o potencial do vinagre de maçã como agente antibacteriano, anti-inflamatório, anti-hipertensivo e redutor de marcadores lipídicos e glicêmicos. Muitos destes estudos foram realizados em modelo animal submetidos a dietas ricas em gordura.

Recentemente, uma pesquisa feito com base na coletânea de dados de outros 9 artigos científicos indicou que o vinagre de maçã apresentou efeitos positivos na glicemia de jejum, hemoglobina glicada e triglicerídeos. No entanto, os autores indicaram que dois destes estudos relataram efeitos colaterais como a intolerância e a queimação no estômago dos avaliados. A pesquisa também declarou que os resultados obtidos são provenientes de poucos estudos clínicos existentes sobre o tema.

Dados como este indicam que muitas destas pesquisas ainda apresentam resultados ambíguos e carecem de maiores investigações ou modelos mais robustos de pesquisa clínica.Apesar de ser considerado um suplemento nutricional seguro em doses moderadas, simplesmente não existem evidências clínicasrobustas que indique o uso do vinagre de maçã como um agente recomendado para o emagrecimento, principalmente da maneira como tem sido difundido por inúmeros “blogueiros fitness” ou celebridades.

Por fim, uma rápida busca em portais especializados em artigos científicos na área da saúde indica o aumento no número de estudos de caso mostrando efeitos adversos dessa prática. A exemplo, foi apresentado o caso de uma menina de 15 anos diagnosticada com desgaste dentário erosivo induzido pelo consumo diário de um copo de vinagre de maçã com o objetivo de perder peso. Isso os blogueiros do emagrecimento fácil não mostram...

Para mais informações sobre o estudo, assista ao vídeo pelo link: https://www.instagram.com/reel/Cj6Edpvuexl/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Fontes:

Hadi A, Pourmasoumi M, Najafgholizadeh A, Clark CCT, Esmaillzadeh A. The effect of apple cider vinegar on lipid profiles and glycemic parameters: a systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials. BMC Complement Med Ther. 2021 Jun 29;21(1):179.

Launholt TL, Kristiansen CB, Hjorth P. Safety and side effects of apple vinegar intake and its effect on metabolic parameters and body weight: a systematic review. Eur J Nutr. 2020 Sep;59(6): 2273-2289.

Sobre o Ciência pra saúde: o CPS é uma Edutech formada professores e pesquisadores com experiência no ensino superior, gestão educacional e empreendedorismo na área da saúde e biotecnologia;

Bernardo Petriz é professor e pesquisador na área da ciência do exercício & saúde, com mestrado em Educação Física e doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia. É autor do livro Fisiologia Molecular do exercício e fundador do Ciência para Saúde e da O´tech, startup de desenvolvimento biotecnológico no Distrito Federal.

Comentários para "O emagrecimento com vinagre de maçã é possível?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório