×
ContextoExato

O problema do Brasil é a Educação ou a falta de educação? Reflita sobre isso

O problema do Brasil é a Educação ou a falta de educação? Reflita sobre issoFoto: Pixabay

Esse discurso de que o problema do Brasil é a “Educação” é um simplismo falacioso, e até perigoso.

Renato Mandarino-tribuna Da Internet - 25/12/2019 - 15:24:36

Não podemos ser simplistas… Poucos sabem, mas o Brasil investiu e investe muito mais em Educação que a Coreia do Sul, e aí? (inclusive proporcionalmente, vide link da matéria)
https://www.folhadelondrina.com.br/opiniao/o-mito-do-investimento-coreano-em-educacao-933222.html

ÓTICA ACADÊMICA – Outra coisa, a tendencia ao falar em Educação é pensar em Colégios/Escolas, que é a Educação sob ótica acadêmica. Isto leva ao discurso esquerdista que quer, por exemplo, associar a criminalidade à pobreza e falta de estudo, o que é ridículo, pois se fosse assim pessoas com formação acadêmica e posses nunca seriam criminosos, e sabemos que isto foge em muito à verdade.

A “Educação” que falta ao brasileiro está muito mais associada a comportamento do que à formação acadêmica, e tal carência está muito mais ligada a difusão do discurso de “direitos” desacoplado dos “deveres”. Esse discurso que vem há décadas corrompendo o tecido social, que faz as pessoas pensarem “você pode tudo e dane-se o resto”.

NA COREIA DO SUL – Se é para falar em Coreia do Sul, procurem observar todo o conjunto, vocês verão outros aspectos que foram e são muito mais decisivos para a evolução daquela sociedade. Por exemplo, observem como o cidadão de lá percebe que tem obrigações para com a sociedade. Vocês vão verificar que o cidadão coreano do sul tem uma percepção de obrigações para com seu país que pode ser resumida na famosa frase de John F. Kennedy: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país”(aliás, a sociedade americana é nesse sentido outro bom exemplo).

Observem também como agem em relação ao crime. Verifiquem se são tolerantes e se lá reina a impunidade. Adianto que constatarão que naquela sociedade criminosos são tratados com extremo rigor, sem quaisquer regalias e aqueles absurdos tão comuns aqui no Brasil. Vão verificar também que a impunidade é baixa/baixíssima e o processo legal ágil. Lá o Direito de Defesa não foi distorcido para se transformar em infinitos recursos que garantem a impunidade.

E O JAPÃO??? – Outra sociedade bem evoluída a ser observada é o Japão, onde os estudantes tem resultados melhores que os da Coreia do Sul. No Japão os estudantes desde pequenos são extremamente disciplinados e participam de atividades tais como a faxina do Colégio (vide matéria do link abaixo). Agora imaginem o que ocorrerá se isto for implementado aqui no Brasil…

Esse discurso de que o problema do Brasil é a “Educação” é um simplismo falacioso, e até perigoso. O problema do Brasil é muito mais ligado ao estímulo que se dá a falta de caráter, e isto ocorre a cada caso de impunidade ou de demora do sistema judicial.

Se é para falar de “Educação”, comecemos então implementando uma disciplina e respeito em todos os Colégios, pois a realidade atual é de alunos desrespeitando a tudo e a todos sem sofrer qualquer punição real, e isto não é algo que se resolva com “verbas para educação” como os simplistas querem fazer parecer.

Comentários para "O problema do Brasil é a Educação ou a falta de educação? Reflita sobre isso":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório