ONU busca especialistas globais para atuarem em inteligência artificial

Especialistas selecionados poderão colaborar em pesquisa e desenvolvimento de ferramentas

ONU busca especialistas globais para atuarem em inteligência artificial
ONU busca especialistas globais para atuarem em inteligência artificial

Agência Onu News Brasil - 12/08/2023 08:06:56 | Foto: © Unsplash/Steve Johnson

Limite para recepção de propostas é 31 de agosto; candidatos devem participar em novo conselho e fazer apreciações, sugestões e exposições para promover a governança internacional sobre a IA.

As Nações Unidas fazem até 31 de agosto uma chamada pública para a escolha de especialistas que devem integrar o Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Inteligência Artificial.

Até o final de 2023, os membros da iniciativa devem realizar análises e recomendações para a governança internacional da inteligência artificial, além de expor opções existentes nessa área ao secretário-geral da ONU, António Guterres.

Carta da ONU, direitos humanos e Estado de direito

Para o enviado da ONU para tecnologia, Amandeep Singh Gill, é preciso reunir conhecimentos interdisciplinares globais sobre IA para garantir o alinhamento com a Carta das Nações Unidas, os direitos humanos, o Estado de direito e o bem comum.

Membros da iniciativa devem realizar análises e recomendações para a governança internacional da inteligência artificial

© Unsplash/Hitesh Choudhary

Os requisitos para os especialistas indicados incluem ter experiência relevante no uso de vários campos da IA para a governança ​​ou domínio da sua aplicação.

Guterres anunciou para setembro a apresentação do Conselho Consultivo sobre Inteligência Artificial. A meta é preparar iniciativas que a ONU possa realizar nesse ramo.

Lacuna de habilidades em IA

Sobre a expetativa de atuação do conselho, Guterres diz haver uma lacuna de habilidades em torno do tema ​​em governos e outras estruturas administrativas e de segurança.

A proposta é que em nível nacional a medida também seja tomada para aproveitar a potencial contribuição da inteligência artificial com um valor entre US$ 10 e US$ 15 trilhões para a economia global até 2030.

A ONU quer que os especialistas em IA a serem escolhidos estejam à disposição da comunidade internacional para impulsionar a colaboração na pesquisa e no desenvolvimento de ferramentas que acelerem o desenvolvimento sustentável.

2023 Pesquisa ONU News

Obrigada por participar e ajudar a melhorar nossos produtos de acordo com suas necessidades. A pesquisa não leva mais que 4 minutos para ser preenchida.

Queremos saber a sua opinião. Clique aqui para participar!

♦ Receba atualizações diretamente no seu email - Assine aqui a newsletter da ONU News

♦ Baixe o aplicativo/aplicação para - iOS ou Android

♦ Siga-nos no Twitter ! Assista aos vídeos no Youtube e ouça a rádio no Soundcloud

Comentários para "ONU busca especialistas globais para atuarem em inteligência artificial":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório