Ao longo dos anos, ela já superou várias tentativas de desmonte e lobbies.
Agência Sputnik Brasil - 17/08/2025 12:29:05 | Foto: O avião C-390 Millennium © Foto / Divulgação / Embraer
A Embraer completa 56 anos em 2025. A empresa é a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, atrás apenas da Boeing e da Airbus. Fonte de orgulho nacional, ela é superavitária e gera cerca de 18 mil postos de trabalho.
Ao longo dos anos, ela já superou várias tentativas de desmonte e lobbies pela privatização e venda a agentes estrangeiros.
Recentemente, ela se tornou a empresa mais afetada em potencial pelo tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente estadunidense, Donald Trump, já que desde abril exporta metade de sua produção para os EUA, já com a tarifa de 10% aplicada por Washington nesse mês. O temor, no entanto, se dissipou após Trump isentar do tarifaço aeronaves, motores e peças e componentes de aviação.
Confira abaixo algumas aeronaves exportadas pela Embraer em suas quase seis décadas de existência, que fizeram dela uma referência mundial.
Em 9 de fevereiro de 1973, a Embraer lançou o primeiro EMB-110 Bandeirante, consolidando um marco para aviação brasileira. Em 15 de agosto de 1975, a empresa exportou para o Uruguai a primeira versão militar da aeronave, e dois anos depois, para a França. Nos anos seguintes, o modelo se tornou referência no mercado norte-americano.
Ao longo da década de 1970, a empresa lançou o monomotor EMB-200 Ipanema, EMB-326 Xavante e o EMB-121 Xingu. E na década de 1980, foram lançados os modelos EMB 120 Brasília, o EMB 312 Tucano, voltado para a defesa e treinamento militar, e o caça AMX.
Foi no início dos anos 2000 que a Embraer se consolidou como uma das maiores exportadoras do país, com o lançamento dos jatos da família Legacy 600/650, Phenom 100, Phenom 300, Lineage 1000, e Legacy 450/500, além do EMB-314 Super Tucano, modelo turboélice de ataque leve.
Líder na fabricação de jatos comerciais, a Embraer opera uma frota de mais de 200 Embraer E-170 e E-175, que oferece serviços regulares para passageiros em 900 voo diários em mais de 80 cidades nos EUA e no Canadá. Eles operam nesses países sob as marcas American Eagle, Delta Connection e United Express.
A partir da década de 2010, o processo de internacionalização da Embraer ganhou novo impulso, com a abertura de indústrias nos EUA, México e Portugal. Em 2013, a empresa lançou o A-29 Super Tucano, equipado com a última geração de sensores de monitoramento, que atualmente é usado por Colômbia, Equador e Paraguai, e que já foi adquirido também por México, Índia e Grécia.
Recebido oficialmente pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 2019, o KC-390 Millennium, posteriormente rebatizado de C-390 Millennium, é uma aeronave militar multimissão, capaz de lançar cargas em voo, transportar até 64 paraquedistas, abastecer durante o voo, combater incêndios e fornecer resposta rápida para ajuda humanitária.
Atualmente, ele é usado pelas Forças Armadas de Portugal, Hungria, Suécia, Eslováquia, e a Embraer vem atuando para colocar a aeronave no mercado norte-americano.
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