Pacto Contra a Fome lança nova campanha contra o desperdício de alimentos com inteligência artificial e ferramenta de monitoramento

Ginasta Rebeca Andrade é novamente a estrela da Campanha do Desperdício

Pacto Contra a Fome lança nova campanha contra o desperdício de alimentos com inteligência artificial e ferramenta de monitoramento
Pacto Contra a Fome lança nova campanha contra o desperdício de alimentos com inteligência artificial e ferramenta de monitoramento

Redação Com Informações De Assessoria - 02/10/2025 11:20:41 | Foto: Pacto Contra a Fome e Africa Creative

O Pacto Contra a Fome dá início a uma nova campanha nacional de combate ao desperdício de alimentos. Além de contar com a ginasta Rebeca Andrade em material publicitário, a iniciativa traz duas grandes inovações feitas em parceria com a agência Africa Creative: o Desperdiçômetro e uma inteligência artificial via WhatsApp.

A TIA Contra a Fome, uma inteligência artificial desenvolvida especialmente para esta causa e que estará disponível no whatsapp, vai atuar como uma assistente virtual disponível para orientar a população. Além de oferecer dicas práticas para evitar desperdício, a TIA também sugere receitas criativas a partir dos ingredientes disponíveis em casa, mostrando que a tecnologia pode ser uma grande aliada na construção de hábitos mais sustentáveis.

Já o Desperdiçômetro, que será disponibilizado ao longo da campanha, trará informações sobre a quantidade de alimentos desperdiçados durante o período de realização de determinada tarefa e estará visível em locais de grande circulação nas principais cidades do Brasil. A ideia é dar a possibilidade de a população visualizar a dimensão do problema de maneira prática, em situações do dia a dia.

Segundo Juliana Plaster, codiretora executiva do Pacto Contra a Fome, “o desperdício de alimentos é um desafio global que exige soluções inovadoras e, sobretudo, consciência social”, disse. “Com o Desperdiçômetro e a TIA queremos não apenas inspirar hábitos mais sustentáveis dentro de casa, mas também mobilizar a sociedade a se engajar nessa agenda. Quando consumidores entendem a dimensão do problema, passam a exercer pressão sobre empresas e governos para mudanças estruturais. É essa combinação de escolhas individuais e força coletiva que pode acelerar a transformação necessária”, concluiu Juliana.

A campanha tem como objetivo engajar consumidores, empresas e governos em torno de práticas que reduzam o desperdício de alimentos e conscientizem sobre o tema. Além da TIA e do desperdiçômetro, ela contará com ativações em diversos pontos do país, filme publicitário e uma ampla gama de conteúdos digitais destinados a todos os públicos.

A campanha também poderá ser vista no dia 29 para quem passar sobre o Minhocão, em São Paulo, ou na Biblioteca Nacional, Brasília. Nesses locais haverá projeção em prédios sobre o tema.

“Nosso papel como agência é usar a criatividade para gerar impacto real. Com o Desperdiçômetro e a TIA, queremos mostrar que comunicação e tecnologia podem andar juntas para transformar comportamentos. Quando traduzimos dados complexos em experiências acessíveis e cotidianas, conseguimos aproximar o tema da vida das pessoas e criar mobilização em escala. Esse é o verdadeiro poder da criatividade: inspirar mudanças urgentes e fundamentais” afirma Raphael Vandystadt, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da agência Africa Creative

Levantamento realizado pelo Pacto Contra a Fome em parceria com a consultoria Integration mostra que 55 milhões de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados anualmente no Brasil em toda a cadeia, do campo à casa do consumidor, ao mesmo tempo em que temos 64,5 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar.

Além de uma contradição em um país que ainda tem fome, o desperdício de alimentos contribui para a crise ambiental, impactando a emissão de gases de efeito estufa associados à decomposição de resíduos orgânicos e aumentando a pressão sobre os recursos naturais, como água e solo. Estima-se que um terço de tudo que é produzido no Brasil seja desperdiçado ou perdido, não chegando à mesa do brasileiro.

Estimativa do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) aponta que cada brasileiro desperdiça, em média, 77 quilos de alimentos ao ano. Uma perda que se sente também no bolso já que o custo anual estimado do desperdício para uma família de três pessoas no Brasil alcança R$1.603, valor superior ao do salário mínimo.

A problemática é global. Segundo a FAO, todos os dias cerca de 1 milhão de refeições são desperdiçadas. O custo de todo o desperdício de alimentos no mundo chega a UM$1 trilhão por ano.


Sobre o Pacto Contra a Fome

O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua no engajamento da sociedade para erradicar a fome, promover alimentação adequada e reduzir o desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Sua missão é contribuir para erradicar a fome até 2030 e ter todos os brasileiros alimentados adequadamente até 2040. Para isso, o Pacto atua sob três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo.

“Temos convicção de que a meta é possível de ser cumprida se todos somarmos nesta causa. Governos, setor empresarial, terceiro setor e sociedade civil são imprescindíveis nesta jornada e é unindo essas forças que estamos atuando”, conclui a cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.

Comentários para "Pacto Contra a Fome lança nova campanha contra o desperdício de alimentos com inteligência artificial e ferramenta de monitoramento":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório