×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 17 de janeiro de 2022

Pai vai à Justiça do DF para suspender visitas à filha de um ano durante pandemia

Pai vai à Justiça do DF para suspender visitas à filha de um ano durante pandemiaFoto: Hugo Barreto - Metrópoles

Ibaneis Rocha reconduziu, para mais dois anos de mandato, Maria José Silva Souza de Nápolis no cargo de defensora pública-geral do Distrito Federal.

Ana Maria Campos-correioweb - 16/04/2020 - 10:40:22

Num mundo novo com Covid-19, novos imbróglios judiciais surgem para serem dirimidos, inclusive na área de família. Um caso interessante foi julgado pelo Tribunal de Justiça do DF. Um pai pediu para suspender as visitas à filha de um ano durante a pandemia, alegando que mora com seus pais idosos e, para visitá-la, utiliza transporte público e acaba criando um risco de contaminação. A juíza de 1º grau indeferiu o pedido. Sustentou que havia um acordo de visitas, e não haveria nenhuma circunstância excepcional para suspendê-lo. Mas, no recurso, um desembargador entendeu diferente. A suspensão das visitas era fundamental para preservar a saúde da criança e de dois idosos, que estão no grupo de risco do novo coronavírus.

Pedido de explicações por nomeação de ex-prefeito com contas irregulares

Na sessão virtual de ontem, o Tribunal de Contas do DF abriu prazo de cinco dias para a Secretaria de Saúde se manifestar sobre representação que questiona a contratação do ginecologista Valdir Soares da Costa como superintendente da Região de Saúde Sudoeste. O problema é que o médico teve as contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Piauí e estaria impedido de exercer cargo público. Ex-prefeito de Uruçaí , no Piauí, pelo PT, ele chegou a ser preso por uma semana na Operação Geleira, da Polícia Federal, realizada em 2011, que investigava o desvio de recursos federais destinados à saúde e à educação. O voto do conselheiro Márcio Michel (foto) foi acolhido por unanimidade.

Família no primeiro escalão

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcos Felipe Lima, entrou com uma representação em que pede esclarecimentos pela nomeação da advogada Mayara Noronha de Albuquerque Rocha, primeira-dama do DF, como secretária de Desenvolvimento Social. Ele alega que não se trata de nepotismo uma vez que a jurisprudência do STF descarta ilegalidades nas hipóteses de nomeação para cargos de natureza política, como é o caso de secretária de Estado. Mas questiona o critério de escolha de Ibaneis Rocha. O governador está confiante de que o Tribunal de Contas do DF vai referendar a legalidade da escolha. Como precedente, Ibaneis cita uma reclamação julgada pelo STF em que é questionada às nomeações da esposa do prefeito de Doutor Ulysses (PR) como secretária de Ação Social, do cunhado como secretário de Finanças, do irmão como secretário de Agricultura e da mulher do procurador-geral como secretária de Administração. Todas as nomeações foram consideradas regulares pelo STF por se tratarem de cargos de natureza política.

Recondução

O governador Ibaneis Rocha reconduziu, para mais dois anos de mandato, Maria José Silva Souza de Nápolis no cargo de defensora pública-geral do Distrito Federal.

Suspense

Em meio a uma epidemia que tira a vida de milhares de pessoas, o país discute há mais de duas semanas se o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fica ou sai. O presidente Jair Bolsonaro precisa tomar uma decisão. Sabe-se que é questão de horas, mas muita energia já foi gasta nesse debate.

Subnotificações

Só ontem dois pacientes morreram com diagnóstico médico de Covid-19, mas não entraram nas estatísticas de óbito da Secretaria de Saúde do DF. Um deles é o sogro da deputada Jaqueline Silva (PTB), que faleceu no HRAN, aos 87 anos. Ele tinha comorbidades. Uma mulher de 57 anos morreu no Hospital Brasília. A demora no registro ocorre porque o governo espera a contraprova para se certificar. Se esses casos fossem computados, o DF teria 19 mortes.

6 mil demissões

A previsão de 6 mil demissões apenas no setor de bares, restaurantes e hotéis chamou a atenção da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF). Os números são do Sindhobar-DF, que pediu providências para o setor produtivo, como linhas de crédito, flexibilização na negociação de aluguéis e outras medidas que amenizem as dificuldades. O debate promovido pela parlamentar, que contou com a participação do superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, foi no sentido de encontrar saídas para a crise financeira gerada pela Covid-19.

Na hora certa

Por coincidência, a Mesa Diretora da Câmara Legislativa instalou o novo sistema de votações, com painel eletrônico, justamente agora. Não fosse por essa medida, os distritais estariam parados. Mas a Casa foi a primeira assembleia a realizar uma sessão remota. Antes, apenas o Senado.

Sem público

Ainda sem previsão para o retorno à normalidade, o governo deve inaugurar obras mesmo sem a presença da comunidade. A ciclovia que liga Gama e Santa Maria foi entregue à população apenas com a presença do diretor do DER, Fause Nacfur, da administradora de cidade, Marileide Romão, e da distrital Jaqueline Silva (PTB), responsável por aportar recursos para a realização. Em vídeo, eles se comprometem a realizar um evento comemorativo assim que a pandemia passar.

A pergunta que não quer calar…

Em quanto tempo será seguro para os brasilienses voltarem a circular normalmente sem risco de contaminação pelo novo coronavírus?

Só papos

“Ninguém sabia que haveria uma epidemia ou pandemia dessa proporção”

Presidente Donald Trump, em 2020

“Pode e provavelmente chegará um momento em que teremos uma doença transmitida pelo ar que é mortal”

Então presidente Barack Obama, em 2014

Comentários para "Pai vai à Justiça do DF para suspender visitas à filha de um ano durante pandemia":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Procura por vacina infantil contra a Covid-19 no DF é grande no primeiro dia

Procura por vacina infantil contra a Covid-19 no DF é grande no primeiro dia

Imunizante foi disponibilizado em 11 postos de saúde

Domingo de vacinação infantil contra a Covid-19

Domingo de vacinação infantil contra a Covid-19

Paco agradeceu aos profissionais da saúde que, de acordo com ele, estão empenhados, desde o início da pandemia, em atender a população.

Sete dúvidas sobre a vacinação infantil que você precisa tirar agora

Sete dúvidas sobre a vacinação infantil que você precisa tirar agora

Vacina contra covid já começa a ser aplicada em crianças de 5 a 11 anos em diversos estados brasileiros

DF começa hoje vacinação de crianças contra a Covid-19

DF começa hoje vacinação de crianças contra a Covid-19

Ao todo, 11 pontos de imunização funcionam das 8h às 17h

UBSs estão prontas para iniciar a vacinação infantil contra a covid

UBSs estão prontas para iniciar a vacinação infantil contra a covid

Neste domingo (16), serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, e de 11 anos sem comorbidades

Excesso de velocidade lidera ranking das infrações de trânsito no DF

Excesso de velocidade lidera ranking das infrações de trânsito no DF

Como forma de reduzir esses índices, o Detran lança desafio Multa Zero para incentivar o não cometimento de infrações e assim evitar acidentes

Mais de 205 mil pessoas ainda não iniciaram a vacinação contra a Covid-19 no DF

Mais de 205 mil pessoas ainda não iniciaram a vacinação contra a Covid-19 no DF

Índice de imunização completa no DF é de mais de 85% da população com 12 anos ou mais

Confira os detalhes no DF para a vacinação de crianças contra a Covid-19

Confira os detalhes no DF para a vacinação de crianças contra a Covid-19

Imunização começa neste domingo (16) em 11 pontos de vacinação exclusivos para esse público

Defensoria exige atendimento humanizado do IML após extinção de ala reservada às vítimas de violência noDF

Defensoria exige atendimento humanizado do IML após extinção de ala reservada às vítimas de violência noDF

A DPDF destacou que na quarta-feira (5/1) foi demolido o espaço reservado ao atendimento médico pericial especializado. -

Saiba como funcionará a vacinação de crianças

Saiba como funcionará a vacinação de crianças

Intervalo entre as duas doses deve ser de oito semanas

Domingo começa vacinação de crianças contra a Covid-19

Domingo começa vacinação de crianças contra a Covid-19

“Essa é apenas a primeira etapa da vacinação das crianças. Nos reuniremos na semana que vem para levar a imunização até as regionais de ensino”, afirmou o governador em exercício, Paco Britto, em entrevista coletiva nesta quarta (12)