Pesquisadores chineses criam sistema digital de detecção de estol para segurança de voo

Foto aérea tirada em 25 de junho de 2019 mostra o edifício do terminal do Aeroporto Internacional Daxing de Beijing, em Beijing, capital da China.

 Pesquisadores chineses criam sistema digital de detecção de estol para segurança de voo
 Pesquisadores chineses criam sistema digital de detecção de estol para segurança de voo

Agência Xinhua De Noticias - 26/05/2023 17:57:42 | Foto: Agência Xinhua de Noticias

Pesquisadores chineses desenvolveram um sistema leve e conformável na superfície da asa de aeronaves para detecção de estol, de acordo com um artigo de pesquisa publicado na revista Nature Communications.

O sistema de matriz de visualização digital para detecção de estol por turbulência (DATSS, sigla em inglês) pode monitorar o grau de separação do fluxo de ar no aerofólio de aeronaves de asa fixa in situ e fornecer aviso de estol, análise do grau de estol e dados de correção do estado de voo para o operador da aeronave.

A turbulência pode fazer com que o fluxo de ar se desprenda na extremidade das asas, resultando potencialmente no estol aerodinâmico da aeronave e causando acidentes de voo, disse o artigo de pesquisa.

O sistema de detecção é insubstituível para garantir a segurança do voo. Portanto, os pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências esperam aumentar a precisão do sistema de detecção de estol.

O sistema foi aprovado nos testes de túnel de vento e de voo. Os resultados mostram que o sistema DATSS pode visualizar e medir diretamente o processo de desprendimento do fluxo de ar no aerofólio e detectar o grau de separação do fluxo de ar durante e após um estol para aeronaves de grande porte e veículos aéreos não tripulados (VANTs).

Comentários para " Pesquisadores chineses criam sistema digital de detecção de estol para segurança de voo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório