Integrantes da quadrilha moravam em São Paulo e viajavam para diferentes cidades para roubar dados de clientes de bancos. Somente no DF, 20 vítimas foram identificadas.
Por Mara Pulijz, Tv Globo - 13/06/2019 08:35:51 | Foto: PCDF-Divulgação
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) iniciou na manhã desta quinta-feira (13) uma operação para desarticular um grupo suspeito de aplicar golpes contra idosos no país. Ao todo, serão cumpridos sete mandados de prisão e dez de busca e apreensão em São Paulo.
Segundo a investigação, integrantes da quadrilha moravam em São Paulo e viajavam para os locais dos roubos. Os suspeitos ficavam nas regiões por uma semana e colocavam um dispositivo nos caixas eletrônicos – conhecido como "chupa-cabra". O equipamento prendia os cartões das vítimas.
A organização também colava um adesivo com telefone falso da central de atendimento do caixa eletrônico. Quando o usuário ligava para reclamar sobre o cartão retido, acabava falando com o chefe da quadrilha e, assim, informava os dados pessoais.
Quatro integrantes desse mesmo esquema já tinham sido presos em abril deste ano pelos policiais da 9ª DP, no Lago Norte, em Brasília. Somente no Distrito Federal, 20 vítimas foram identificadas até o momento.
Imagens de câmeras de segurança, que integram a investigação, mostram um dos suspeitos abordando uma cliente em um banco da QI 3 do Lago Norte.
De acordo com a polícia, os suspeitos faziam saques em terminais 24 horas e, com o dinheiro, compravam roupas e joias.
A PCDF informou que os investigados atuavam desde novembro de 2017. A corporação calcula que o prejuízo causado pela quadrilha supere R$ 2 milhões.
A operação foi batizada de Skoria, palavra de origem grega que deu origem ao termo escória.
O grupo começou a ser monitorado pela polícia do DF em abril deste ano. A polícia identificou que, além da capital federal, São Paulo, Minhas Gerais e Santa Catarina foram alvos da quadrilha.
Os suspeitos detidos nesta quinta-feira (13) serão indiciados por organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
Comentários para "Polícia de Brasília desarticula grupo que usava 'chupa-cabra' em caixa eletrônico para aplicar golpes em idosos":