A Polícia Federal (PF) tem adotado a tecnologia de acelerador de partículas para combater a extração ilegal de ouro em terras indígenas no Brasil, publicou a mídia brasileira.
Agência Sputnik Brasil - 02/04/2024 05:09:30 | Foto: © Foto / Divulgação / Polícia Federal
Utilizando a tecnologia de ponta do superlaboratório Sirius, os agentes estão em busca do "DNA do ouro", uma identificação para rastrear amostras que podem ter sido extraídas ilegalmente , incluindo crimes cometidos em por invasores em territórios originários .
A operação, que ocorre em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas (SP), concentra-se na análise de 57 amostras de ouro, muitas das quais suspeitas de serem de origem ilícita.
O diretor-geral do CNPEM, Antônio José Roque da Silva, explicou ao portal G1 que o ouro carrega impurezas de maneira distinta, dependendo de sua origem, e que o Sirius tem a capacidade de identificar essas características com precisão, fornecendo informações sobre o local de origem do metal.
Exército e PF combatem extração ilegal de ouro em terras indígenas
15 de dezembro 2023, 15:53
Segundo o Instituto Escolhas, uma organização dedicada à investigação de atividades ilegais relacionadas ao ouro, até 54% da produção nacional pode ser de origem ilegal.
Os resultados dessas análises serão comparados com o banco de dados do Banpa, criado pela Polícia Federal em 2021, para aumentar a precisão na identificação da origem do ouro. Os peritos da PF destacam que essa abordagem melhorará significativamente a qualidade dos dados gerados nos laudos, possibilitando uma análise mais eficaz.
Além disso, a expectativa é desenvolver um sistema que permita identificar a origem do ouro mesmo após processos como fundição e fabricação de joias, aumentando ainda mais a eficácia do combate ao comércio ilegal.
A extração ilegal de ouro é um problema crescente no Brasil, com a área dos garimpos dobrando de tamanho na Amazônia entre 2012 e 2022. O uso de máquinas pesadas, legislação conivente e a valorização do preço do ouro são principais impulsionadores desse aumento.
Comentários para "Polícia Federal utiliza acelerador de partículas para rastrear ouro ilegal em reservas indígenas":