×
ContextoExato

Por que "Rocketman" é um filme melhor do que "Bohemian Rhapsody"?

Por que Foto: Divulgação

Musical inspirado pela trajetória de Elton John faz o filme encolhe ainda mais o filme do Queen no contexto histórico. Entenda o porquê disso acontecer

Por Reinaldo Glioche - Portal Ig - 29/05/2019 - 10:58:10

Principal estreia dos cinemas nesta quinta-feira (30), "Rocketman" é um filme evento daqueles que o é com gosto (glam). Inspirado na fantasia real vivida por Elton John, o cantor arrojado, o iconoclasta extravagante e o ativista homossexual, o longa chega aos cinemas pressionado pelo arrebatador sucesso de "Bohemian Rhapsody" , cinebiografia de outro monumento cultural britânico, a banda Queen.

"Bohemian Rhapsody" arrecadou mais de US$ 900 milhões nas bilheterias globais e ganhou quatro Oscars, entre outros prêmios. São credenciais poderosas. "Rocketman" debutou em Cannes, já está em cartaz nos cinemas do Reino Unido e ganha o mundo neste final de semana com essa baliza.

A despeito dos números pomposos nas bilheterias e dos prêmios na bagagem , "Bohemian Rhapsody" foi avacalhado pela crítica e bastante divisivo entre os fãs. É improvável que o filme sobre Elton John desperte reação análoga.

Leia também: Tiny Dancer! Playlist essencial de Elton John para curtir “Rocketman”

Se o filme do Queen era chapa-branca e oficioso, "Rocketman" é pura distopia. É um musical, que se permite frequentemente sombio (que coragem é essa?) e que se assume como um ponto de vista, no caso do biografado, sobre sua trajetória como pessoa e artista.

Cena de Bohemian Rhapsody

Divulgação

Rami Malek ganhou o Oscar de ator por "Bohemian Rhapsody"

São soluções narrativamente inteligentes e potentes do ponto de vista dramático. Elton John fez questão não apenas de incluir as polêmicas como de sublinhá-las. Admite o egocentrismo, bate na própria mãe (figurativamente, claro) e aponta dedos a torto e a direito, sempre observando que foi e é o maior responsável por suas circunstâncias.

Esse desprendimento falta a "Bohemian Rhapsody" e a tantos outras ditas cinebiografias convencionais. Curiosamente, o mesmo Dexter Fletcher que dirige "Rocketman" assumiu a direção após a demissão de Bryan Singer do filme do Queen. Essa distância conceitual entre as duas produções reforça a percepção de que John foi muito mais sincero, ou porra loca para usar uma definição roqueira, com sua trajetória e seu legado do que Brian May e companhia.

Link deste artigo: https://gente.ig.com.br/colunas/cineclube/2019-05-29/por-que-rocketman-e-um-filme-melhor-do-que-bohemian-rhapsody.html

Fonte: Gente - iG @ https://gente.ig.com.br/colunas/cineclube/2019-05-29/por-que-rocketman-e-um-filme-melhor-do-que-bohemian-rhapsody.html

Comentários para "Por que "Rocketman" é um filme melhor do que "Bohemian Rhapsody"?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
...