×
ContextoExato
Responsive image

Portaria institui Grupo de Apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do Gabinete do PGR

Portaria institui Grupo de Apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do Gabinete do PGRFoto: João Américo/Secom/PGR

Membros do grupo oficiarão de forma pontual e episódica em procedimentos específicos

Secretaria De Comunicação Social Procuradoria-geral Da República - 10/12/2019 - 07:03:20

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (9) portaria assinada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, que institui o Grupo de Apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do Gabinete do PGR (SDHDC). Os integrantes do grupo oficiarão junto à secretaria, sem atuação exclusiva, de forma pontual e episódica em procedimentos específicos e sem deslocamento de sua unidade de lotação.

Os nove membros foram designados pelo PGR após seleção pública interna e atuarão sob a coordenação do procurador da República Aílton Benedito, secretário da área.

Membros do Grupo de Apoio:

Adriano Barros Fernandes - Procurador da República

Alexandre Schneider - Procurador da República

André Borges Uliano - Procurador da República

Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais - Procurador da República

Cláudio Dutra Fontella - Procurador Regional da República

Cleber de Oliveira Tavares Neto - Procurador da República

Douglas Santos Araújo - Procurador da República

Eduardo Santos de Oliveira Benones - Procurador da República

Walmor Alves Moreira - Procurador Regional da República


Secretaria – A SDHDC é responsável por assessorar o procurador-geral da República na elaboração de peças e manifestações enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas a matérias de direitos humanos e defesa coletiva. Também cabe à secretaria instruir e acompanhar os incidentes de deslocamento de competência propostos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que pedem a federalização de casos relacionados a graves violações de direitos fundamentais.

Além disso, é atribuição da SDHDC a propositura de convênios com órgãos nacionais e organismos internacionais, assim como a criação de grupos de trabalho para a realização de estudos sobre sua temática de atuação. Entre os temas tratados pela secretaria estão questões indígenas, comunidades tradicionais, meio ambiente e patrimônio cultural, direito do consumidor e ordem econômica – desde que não trate de interesse individual, direitos da criança, do adolescente, da mulher, do idoso e de pessoas com deficiência, entre outros. Para conhecer todas as atribuições da SDHDC, acesse aqui o Regimento Interno do Gabinete do PGR (Capítulo VIII).

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República

Comentários para "Portaria institui Grupo de Apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do Gabinete do PGR":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório