×
ContextoExato
Responsive image

Portugal. Companhia das Culturas

Portugal. Companhia das CulturasFoto: Filipe Morato Gomes-almadeviajante - Divulgação

A Companhia das Culturas é o resultado da recuperação de uma antiga Casa Agrícola, onde se privilegiou o uso de técnicas e materiais locais como a cal, o cimento afagado e a cortiça

Filipe Morato Gomes/almadeviajante - 18/06/2019 - 11:16:01

No extremo sueste do Algarve, junto à Reserva Natural de Castro Marim e a escassos minutos da praia, vislumbramos a Companhia das Culturas, um turismo sustentável e orgânico que lhe oferece uma estadia contemplativa e de relaxamento.

Na Companhia das Culturas não há televisão nem música ambiente. Apenas o som tranquilizador de um ecossistema rodeado por pinheiros mansos, sobreiros, alfarrobeiras, figueiras, laranjeiras e tantas outras espécies que produzem o que de melhor tem o Algarve.


Sustentabilidade

A Companhia das Culturas é o resultado da recuperação de uma antiga Casa Agrícola, onde se privilegiou o uso de técnicas e materiais locais como a cal, o cimento afagado e a cortiça. Aqui recuperam-se as águas pluviais e as águas sujas para outros fins como a rega e o aquecimento das águas é feito com energia solar.

O restaurante da Companhia das Culturas trabalha exclusivamente com produtos locais da época, maioritariamente da sua horta ecológica e da sua vizinhança. As carnes são fornecidas pelos pastores locais e o melhor peixe do mundo vem diretamente do Atlântico. Existem ainda pratos vegetarianos e sem glúten para enriquecer ainda mais esta oferta de alimentação mediterrânea.

De modo a que os seus hóspedes possam conhecer a região envolvente de uma forma sustentável, existe também a possibilidade de alugar bicicletas no local. A casa dispõe ainda de mapas com percursos pedestres para poder desfrutar de bonitas caminhadas.


Instalações


A Companhia das Culturas, inscrita numa quinta de produção ecológica, é composta por nove quartos e quatro apartamentos, todos eles com uma decoração e requinte únicos. Todas as habitações dispõem de secador de cabelo, chaleira e frigobar. Os apartamentos têm ainda uma kitchenette de modo a poder preparar as suas próprias refeições.

Para além do Restaurante, a Companhia das Culturas tem ainda uma Biblioteca, Wifi, uma Piscina exterior de água salgada e um serviço de tratamentos de SPA.

Mas ainda não falámos de dois ex-libris do espaço! São eles o Hamam e a Cork Box, os quais permitem aos hóspedes passar momentos de evasão e de completo retiro. Na Cork Box, um edifício totalmente forrado a cortiça, poderá usufruir da prática de yoga, tai chi, quicong ou dança. O hamam (banho turco) é um método de limpeza profunda da pele e de relaxamento e pode incluir serviços de esfoliação e massagens.

Reservar a Companhia das Culturas
O que fazer

Na Companhia das Culturas pode fazer yoga todas as manhãs, usufruir do Hamam ao final do dia, nadar na piscina de água salgada e, a qualquer hora, solicitar uma massagem da Terapeuta especializada em medicina chinesa.

Na envolvente os hóspedes podem passear a pé ou de bicicleta pelos caminhos identificados nos mapas, conhecendo assim o património natural constituído pelo pomar de sequeiro e plantas endógenas com valor alimentar e terapêutico. A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim é também outro dos locais a descobrir, não esquecendo de visitar o castelo e o centro histórico da vila.

Uma vez que está a uns escassos 1,5 km da Praia Verde, solicite um passeio de barco pela Ria Formosa ou aproveite a oportunidade para longas caminhadas na praia.

Como chegar à Companhia das Culturas

De comboio – Vindo de Lisboa pode apanhar o comboio Alfa Pendular ou Intercidades até Faro. Nesta estação deve tomar a linha Faro – Vila Real de St. António. O apeadeiro de Castro Marim fica no extremo norte da propriedade, a 300 metros da Companhia das Culturas. Faz-se transfere. Para informações sobre os horários consulte o site da CP.

De autocarro – Existem ligações de autocarro até Vila Real de Santo António, cidade mais próxima de Castro Marim. Consulte os horários na EVA Transportes.

De carro – Vindo de Lisboa, tome a A2 até à Via do Infante (A22). Saia em direção a Faro. Na A22 saia na saída 17 em direção a Monte Gordo. Na rotunda, saia na 3ª saída em direção a Espanha e Vila Real de St. António. A menos de 1 km, esteja atento à sinalização e vire à esquerda em direção a Castro Marim. Após 1 km, na Aldeia de S. Bartolomeu, vire à esquerda tomando a Rua Jacinto Celorico Palma. Na bifurcação, virar à direita.

Comentários para "Portugal. Companhia das Culturas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório