Presidente Lula assina decreto que cria compromisso pelo ensino da matemática

Política prevê o fortalecimento da colaboração entre estados e municípios e a articulação entre os sistemas de avaliação para a melhoria da aprendizagem

Presidente Lula assina decreto que cria compromisso pelo ensino da matemática
Presidente Lula assina decreto que cria compromisso pelo ensino da matemática

Agência Gov | Via Planalto - 03/10/2025 07:14:00 | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que cria o Compromisso Nacional Toda Matemática. A ideia é desenvolver ferramentas de formação, avaliação e material pedagógico para permitir que as crianças tenham acesso a uma formação ainda mais completa da matemática e possam melhorar o rendimento nessa disciplina.

“Esse é um decreto que vai instituir o Compromisso Nacional Toda Matemática. O que é isso? O Ministério da Educação vai organizar parcerias com governos estaduais e com os prefeitos para que a gente possa fortalecer o aprendizado de matemática às crianças brasileiras”, afirmou o presidente em vídeo em suas redes sociais. O texto que oficializa a iniciativa foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 2 de outubro .

“Na medida em que a criança aprenda a gostar da matéria, ela por conta própria não tem limite. Nossa parte vamos fazer o compromisso. O Governo vai coordenar isso pelo MEC e vamos buscar dar um salto, uma revolução desse país”, afirmou Lula. Ele lembrou que é preciso atuar para que as crianças gostem da escola, num ambiente atrativo, com alimentação adequada, colegas para brincar e condições de aprender.

RECURSOS – Por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino, o MEC vai buscar reduzir desigualdades regionais e consolidar a matemática como ferramenta essencial. O programa terá cerca de R$ 70 milhões, ainda em 2025, voltados à formação de professores e gestores, à disponibilização de materiais didáticos suplementares e a outros recursos pedagógicos. Desse total, R$ 20 milhões estão previstos no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Toda Matemática. O MEC adotará os critérios de desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para priorizar o apoio via PDDE Toda Matemática.

OUTRAS FONTES - Os outros R$ 50 milhões virão dos PDDEs Escola das Adolescências e Recomposição das Aprendizagens, destinados à melhoria da aprendizagem por meio da implementação de clubes de letramento para os anos finais do ensino fundamental. Em 2024, a pasta investiu R$ 107 milhões via PDDE Escola das Adolescências para a melhoria da aprendizagem de matemática, em especial, de alunos do 6º ano.

ESCUTA – Em 2025, a Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática mobilizou a comunidade educacional para compartilhar boas experiências de redes de ensino e gerar dados sobre a urgência do olhar para a aprendizagem de matemática na educação básica. O levantamento ouviu mais de 57 mil educadores dos anos iniciais do ensino fundamental ao ensino médio em mais de 28 mil escolas. O relatório produzido com as contribuições será lançado no final de setembro. Além disso, o MEC segue investindo na formação continuada dos professores e ofertando materiais de inovação curricular para apoiar o planejamento pedagógico.

DESTAQUES – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) identifica e estimula talentos na área desde 2005. O Impa Tech, inaugurado em 2024, oferece o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em matemática da tecnologia e inovação, capacitando talentos selecionados a partir do desempenho em olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP, e do resultado em matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

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