Por: Marcia Sousa - Ciclovivo / Imagem: Divulgação - 27/12/2018 - 09:12:52
Copos, colheres, saleiros e pimenteiros, saquinhos para enjoos, embalagens para roupa de cama, pratos, potinhos individuais de manteiga, garrafas de refrigerante e até escovas de dentes. Tudo isso faz parte do serviço oferecido em muitas viagens aéreas. E todos esses itens feitos com plásticos descartáveis foram substituídos, pela Hi Fly, no primeiro voo totalmente “plastic free” que partiu nesta quarta-feira (26) de Lisboa, em Portugal.
Mais que uma ação de marketing, em março deste ano, a companhia aérea privada Hi Fly havia anunciado seu projeto de se livrar dos descartáveis até 2019 e agora, há seis dias para o fim do ano, prova que está buscando soluções para tornar real sua promessa.
Neste primeiro teste estão previstos quatro voos usando o Airbus A340, sendo que o primeiro decolou de Lisboa, em Portugal, vindo para Natal, no Rio Grande do Norte. Ele regressará a Lisboa com passageiros brasileiros. Mais de 700 pessoas participarão dos testes.
Entre as alternativas apresentadas, estão os talheres de bambu, embalagens de papel e recipientes que, uma vez usados, podem ser compostados. “O histórico voo, sem nenhum item plástico a bordo, reforça nosso compromisso de tornar a Hi Fly a primeira ‘livre de plásticos’ do mundo dentro de 12 meses. É um compromisso que levamos muito a sério”, afirma o presidente da Hi Fly, Paulo Mirpuri. O projeto foi possível por meio de parceria com a Fundação Mirpuri e apoio da campanha #MaresLimpos da ONU Meio Ambiente.
A estimativa da empresa é que apenas com os voos de testes sejam evitados cerca de 350 kg de materiais descartáveis. Em nota, a companhia afirmou que mais de 100 mil voos decolam a cada dia, transportando quase quatro bilhões de passageiros: agora imagine o quanto de plástico descartável é descartado diariamente somente por uma companhia aérea. A mudança poderá ter grandes efeitos e inspirar outras empresas.
Desde 2017, a Hi Fly já sobrevoa com mensagens ecológicas em seus Airbus A330. As medidas, para eliminar o lixo plástico dos oceanos, foram trabalhadas também internamente por meio de ações que envolviam seus funcionários -, inclusive eliminado os plásticos descartáveis nos escritórios. A companhia também foi importante na decisão portuguesa de eliminar os plásticos descartáveis do país.
A Booking.com selecionou seis destinos para conhecer de bicicleta, segundo recomendações de viajantes da plataforma.
Marco Brotto, conhecido como O Caçador de Aurora Boreal, explica como ver o fenômeno este ano
O resort, inaugurado em setembro de 2021, inclui o parque temático Universal Studios Beijing, o Universal CityWalk Beijing e dois hotéis.
Abreu indica as principais atrações da cidade e arredores
Em uma das quatro cidades mais antigas do mundo, com destinos túristicos declarados Patrimônios Mundiais da UNESCO, o hotel abrirá suas portas em 2026.
Busca por documentos e antecedentes é entrave
Medidas para menores de idade e não vacinados
Fazer uma viagem internacional requer planejamento e cautela. Especialista dá dicas sobre cuidados necessários antes de trocar o real pelo dinheiro do país de destino
A Melhor Companhia Aérea do Mundo voará três vezes por semana para a famosa ilha grega.
Para os brasileiros, além de voos diários de São Paulo para Dubai, a companhia terá opções partindo de Buenos Aires com escala no Rio de Janeiro a partir de novembro.
País é representado pela cidade do Rio de Janeiro, que ficou na 8ª posição no levantamento global realizado por uma joalheria britânica
Comentários para "Primeiro voo livre de plástico descartável sai de Portugal para Brasil":