×
ContextoExato

Primeiro voo livre de plástico descartável sai de Portugal para Brasil

Primeiro voo livre de plástico descartável sai de Portugal para BrasilFoto:

Somente os voos de testes vão evitar cerca de 350 kg de materiais descartáveis

Por: Marcia Sousa - Ciclovivo / Imagem: Divulgação - 27/12/2018 - 09:12:52

Copos, colheres, saleiros e pimenteiros, saquinhos para enjoos, embalagens para roupa de cama, pratos, potinhos individuais de manteiga, garrafas de refrigerante e até escovas de dentes. Tudo isso faz parte do serviço oferecido em muitas viagens aéreas. E todos esses itens feitos com plásticos descartáveis foram substituídos, pela Hi Fly, no primeiro voo totalmente “plastic free” que partiu nesta quarta-feira (26) de Lisboa, em Portugal. 

Mais que uma ação de marketing, em março deste ano, a companhia aérea privada Hi Fly havia anunciado seu projeto de se livrar dos descartáveis até 2019 e agora, há seis dias para o fim do ano, prova que está buscando soluções para tornar real sua promessa. 

Neste primeiro teste estão previstos quatro voos usando o Airbus A340, sendo que o primeiro decolou de Lisboa, em Portugal, vindo para Natal, no Rio Grande do Norte. Ele regressará a Lisboa com passageiros brasileiros. Mais de 700 pessoas participarão dos testes. 

Entre as alternativas apresentadas, estão os talheres de bambu, embalagens de papel e recipientes que, uma vez usados, podem ser compostados. “O histórico voo, sem nenhum item plástico a bordo, reforça nosso compromisso de tornar a Hi Fly a primeira ‘livre de plásticos’ do mundo dentro de 12 meses. É um compromisso que levamos muito a sério”, afirma o presidente da Hi Fly, Paulo Mirpuri. O projeto foi possível por meio de parceria com a Fundação Mirpuri e apoio da campanha #MaresLimpos da ONU Meio Ambiente.

Perspectivas

A estimativa da empresa é que apenas com os voos de testes sejam evitados cerca de 350 kg de materiais descartáveis. Em nota, a companhia afirmou que mais de 100 mil voos decolam a cada dia, transportando quase quatro bilhões de passageiros: agora imagine o quanto de plástico descartável é descartado diariamente somente por uma companhia aérea. A mudança poderá ter grandes efeitos e inspirar outras empresas. 

Desde 2017, a Hi Fly já sobrevoa com mensagens ecológicas em seus Airbus A330. As medidas, para eliminar o lixo plástico dos oceanos, foram trabalhadas também internamente por meio de ações que envolviam seus funcionários -, inclusive eliminado os plásticos descartáveis nos escritórios. A companhia também foi importante na decisão portuguesa de eliminar os plásticos descartáveis do país.

Comentários para "Primeiro voo livre de plástico descartável sai de Portugal para Brasil":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório