Com um aumento na busca por essa área da saúde, os profissionais podem encontrar um mercado com grandes chances de crescimento na carreira
Redação Com Informações De Agência - 06/03/2024 16:08:16 | Foto: Divulgação- peakSTOCK/iStock
A saúde tornou-se um tema cada vez mais relevante para os brasileiros nos últimos anos. Como resultado, mais exames têm sido realizados, e os profissionais que atuam na radiologia estão cada vez mais requisitados pelo setor. Isso porque essa área abrange diversos outros segmentos, como indústria, saúde e segurança, tornando-se imprescindível para a vida atualmente.
Segundo a Pesquisa IPC Maps, especialista em potencial de consumo dos brasileiros, estava previsto que o setor de saúde movimentasse R$ 414,6 bilhões em todo o território nacional em 2023, o que representa um aumento de 7,4%, em relação ao ano anterior. A questão é que, com mais pessoas dispostas a investir em saúde, aumenta a demanda por profissionais de diversas áreas. Então, os profissionais que possuem formação em radiologia muito provavelmente terão vagas garantidas no futuro.
O que faz um profissional em radiologia?
Profissionais nessa área avaliam e compreendem as propriedades da radiação. Ao adentrar a parte mais mecânica, o profissional de radiologia opera aparelhos de diagnóstico por imagem, como ressonância magnética, tomografia, mamografia e radiografia.
Radiologia serve para que na indústria?
Na indústria, o profissional em radiologia fica responsável por minimizar, ou até mesmo extinguir, os riscos que envolvem o manuseio de equipamentos e ensaios de produtos. Esses Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas usadas para inspecionar materiais e equipamentos sem danificá-los. Isso geralmente é feito nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.
Vale lembrar que essa é somente uma das possibilidades que o profissional de radiologia pode encontrar fora da área da saúde. Outro setor que também trabalha muito com esse tipo de técnica é o petrolífero, para encontrar poços de petróleo, por exemplo.
Como é o mercado?
Interessados em radiologia podem encontrar uma gama bem variada de atuação no campo da saúde, com a possibilidade de trabalhar em hospitais, clínicas, centros de diagnóstico, laboratórios e até mesmo no setor industrial. Além disso, há também a opção do trabalho autônomo, o que pode gerar uma diversificação na sua fonte de renda. Graças ao investimento privado e público em tecnologia, a demanda do setor por profissionais capacitados tende a crescer cada vez mais.
Qual é o salário médio?
O salário médio de um profissional que trabalha com radiologia gira em torno de R$ 2.503,63, para uma jornada de 29 horas semanais. Vale frisar que esse valor varia entre estados, área de atuação e tempo de experiência, com possibilidade de dobrar o salário.
Portanto, profissionais da área de radiologia têm muito mais opções do que fica aparente, com possibilidade até mesmo de sair da área da saúde. Com um salário atrativo e uma perspectiva de crescimento da demanda, acaba se tornando uma profissão bastante interessante.
Comentários para "Radiologia tem previsão de crescimento de demanda para profissionais nos próximos anos; entenda":