Reino Unido anuncia aporte para projeto ambiental na Amazônia

Com o novo aporte, o Reino Unido somou 7,3 milhões de reais de contribuição ao AmazonFACE, desde 2021.

Reino Unido anuncia aporte para projeto ambiental na Amazônia
Reino Unido anuncia aporte para projeto ambiental na Amazônia

Agência Xinhua De Noticias - 26/05/2023 16:33:24 | Foto: Agência Xinhua de Noticias

O secretário das Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, anunciou nesta quinta-feira em visita ao Brasil que seu país fará um aporte de 2 milhões de libras esterlinas (12,3 milhões de reais) a um projeto bilateral com o Brasil para pesquisar como a floresta amazônica pode ajudar na mitigação das mudanças climáticas globais.

O anúncio foi feito durante uma visita à estação de pesquisa AmazonFACE, situada a uns 80 quilômetros ao norte da capital Manaus, em companhia da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI), Luciana Santos.

Com o novo aporte, o Reino Unido somou 7,3 milhões de reais de contribuição ao AmazonFACE, desde 2021.

A ministra Santos anunciou que o governo brasileiro investiu no projeto 32 milhões de reais (US$ 6,4 milhões) através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Os resultados do AmazonFACE ajudarão à comunidade científica internacional a compreender melhor como a maior floresta tropical pode ajudar na mitigação das mudanças climáticas globais, bem como aumentar a precisão de sua vulnerabilidade ao aquecimento global.

"A iniciativa tem contribuição central para respostas mais apropriadas no alcance das metas globais do clima", acrescentou o ministério.

A experiência se propõe a responder a seguinte questão global: "Como as mudanças climáticas afetarão a Floresta Amazônica, a biodiversidade que abriga e os serviços ecossistêmicos que ela fornece à humanidade?"

Para tal, o AmazonFACE avalia a capacidade de resposta da floresta tropical a níveis elevados de dióxido de carbono e os impactos deste processo para o clima global, a biodiversidade e os ecossistemas globais, ou seja: como a floresta reage ao aumento de concentração de dióxido de carbono para entender seu papel dentro do contexto das mudanças climáticas.

A pesquisa utiliza a tecnologia FACE (Free Air Carbon Dioxide Enrichment), ou enriquecimento de gás carbônico ao ar livre, em português. A tecnologia FACE libera ar enriquecido com gás carbônico sobre uma vegetação e monitora suas respostas.

Segundo o MCTI, isso ajudará a entender como o aumento do dióxido de carbono modifica folhas, raízes, solo, ciclo da água e dos nutrientes da Floresta Amazônica.

Comentários para "Reino Unido anuncia aporte para projeto ambiental na Amazônia":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório