Scanner de veias deverá ser adotado na rede pública de saúde do DF

O autor da proposta, deputado Rafael Prudente, argumenta que o scanner atenua o sofrimento de pacientes

Scanner de veias deverá ser adotado na rede pública de saúde do DF
Scanner de veias deverá ser adotado na rede pública de saúde do DF

Por Franci Moraes - Agência Cldf - 17/06/2021 08:15:00 | Foto: Reprodução Web

O scanner de veias, equipamento que permite localizar e visualizar veias em pacientes, deverá ser adotado na rede pública de saúde do DF. Este é o objetivo do PL 1071/2020, aprovado pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa em reunião na tarde desta segunda-feira (14).

Composto por uma câmera de infravermelho e um projetor, o aparelho facilita a visualização em tempo real de veias, suas bifurcações e seu fluxo. O autor da proposta, deputado Rafael Prudente (MDB), argumenta que o scanner atenua o sofrimento de pacientes, reduzindo o número de acesso venoso central, hematomas, lesão nervosa, dor e infecções, além de auxiliar a equipe assistencial nas punções venosas periféricas. Ele lembra que algumas pessoas têm naturalmente veias mais difíceis de serem encontradas apenas no toque.

Ao endossar essa observação, a deputada Arlete Sampaio (PT), que é médica, disse que o scanner facilita o trabalho dos profissionais e evita o sofrimento das pessoas com veias ocultas. Do mesmo modo, o relator do projeto na CESC, deputado Jorge Vianna (Podemos), que é enfermeiro, fez uma minuciosa e específica descrição do uso do equipamento. “Alguns hospitais privados já possuem o aparelho, que facilita bastante a coleta de sangue e a punção venosa”, disse, ao saudar o “discernimento” de Prudente. O deputado Leandro Grass (Rede) também elogiou a proposta, que agora seguirá para apreciação das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), antes da votação em plenário.

O encontro remoto foi transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo canal da Casa no Youtube.

Comentários para "Scanner de veias deverá ser adotado na rede pública de saúde do DF":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório