Por Paula Dione, Psiquiatra Na Holiste Psiquiatria - 06/05/2022 - 12:18:48
Há um ditado que afirma que “ser mãe é padecer no paraíso”, remetendo às contraditórias emoções que seriam desencadeadas pelas vivências cotidianas da maternidade. Muito se falou e se fala sobre os mitos e fantasias ligados a essa experiência, e atualmente percebe-se um certo enfoque sobre algumas queixas frequentes entre mães, mais especificamente o cansaço. Chega-se ao ponto de cunhar o termo “mommy burnout”, algo como “esgotamento da mamãe”.
A queixa de cansaço certamente não é exclusividade da parcela maternal da população; no livro A sociedade do cansaço , o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han argumenta que a lógica de produção e exigência constantes estaria levando as pessoas aos adoecimentos contemporâneos, ligados a hiperatividade e esgotamento. Em relação ao burnout parental, a prevalência pode chegar a 20%, segundo artigo publicado este ano. Curiosamente, um estudo verificou que mães de um único filho podem apresentar mais sintomas de esgotamento que mães que possuem dois filhos ou mais, a depender da sua percepção de autoeficácia, muito ligada também ao padrão de cobranças externas.
Fato é que, depois que os filhos nascem, estar cansada adquire outros significados. Em texto de 2019, Monica Pessanha recorda que a noite perdida por opção em uma festa passa a ser a noite perdida em função do choro de uma criança necessitada; a sensação de autonomia ou falta dela que ocorrerá no processo irá influenciar indubitavelmente nossa relação com o cansaço. Afinal, o que pode ser mais exaustivo do que sempre colocar as necessidades de outra pessoa acima das suas?
Com as mudanças nos padrões de relacionamento interpessoal, a sociedade vem refletindo sobre os estigmas colocados sobre a mulher e a maternidade. Nesse processo, participam de maneira incontestável os profissionais da saúde mental, tanto nas terapias individuais quanto nas discussões coletivas, oferecendo escuta, suporte, oportunidade de mudança de comportamento e alívio
A Paco Rabanne tem o prazer de apresentar Elle Fanning como embaixadora da marca para sua nova fragrância feminina, FAME.
"As vendas até 27 de março registraram um aumento de 190% em relação ao mesmo período do ano anterior"
Com ingresso no segundo semestre de 2022, processo seletivo é realizado em duas etapas
Análise da capacidade de investimento do parceiro de negócios é ponto importante
Agropalma implementa caminhão movido a gás natural em sua operação
Empresa registrou um mix de vendas estável em relação ao mesmo trimestre de 2021, com as categorias premium Principal e Invest respondendo por metade das receitas (49,9%).
Rede de microfranquias participa da feira de franchising ABF Expo 2022
Expansão faz parte da estratégia da organização em gerar cada vez mais impacto socioambiental positivo nos biomas e em comunidades tradicionais brasileiras.
Programa vai financiar ONGs de saúde com até R$ 500 mil, totalizando um investimento de até R$ 3,7 milhões
O evento, que serve ainda para celebrar o 50º aniversário da Conferência de Estocolmo e acelerar os esforços para cumprir a Agenda de 2030
A Mastercard participa pela primeira vez como patrocinadora oficial da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Decentraland Mastercard Pride Plaza, um espaço desenvolvido na Decentraland que sediará experiências que não têm preço.
Comentários para "Ser mãe é padecer... de cansaço?":