Reconhecimento da cidadania abre portas para trabalho, moradia e estudo em toda a União Europeia e exige atenção a regras locais após o processo
Redação Com Informações De Assessoria - 30/11/2025 10:28:01 | Foto: Divulgação/Pátria Cidadania
A busca pela cidadania italiana segue em ritmo acelerado entre brasileiros que desejam resgatar sua história familiar e ampliar suas oportunidades no exterior. Dados do Ministério do Interior da Itália indicam que mais de 120 mil reconhecimentos por sangue foram concluídos nos últimos dois anos, um movimento que acompanha o crescimento no interesse por mobilidade internacional, qualidade de vida e novos projetos profissionais. Apesar disso, ainda há muitas dúvidas sobre o que realmente muda após o tão aguardado reconhecimento. Afinal, o que significa, na prática, ser cidadão italiano?
Ser cidadão italiano é ser reconhecido como parte da pátria italiana, o que te confere direitos iguais como qualquer outra pessoa nascida no país. Significa poder usufruir de uma maior qualidade de vida, com melhores oportunidades de estudo e de emprego na carreira de sua escolha. Ser atendido por um sistema de saúde realmente funcional, universal e democrático, que abrange as mais variadas classes, com dignidade, explica Lucas Regiolli, sócio fundador da Pátria Cidadania.
Além disso, ser um cidadão italiano confere também possibilidades que vão além do esperado. Já pensou ter um dos passaportes mais fortes do mundo, que te permite a entrada em mais de 190 países sem necessidade de visto, incluindo os EUA? Sendo um cidadão italiano, emigrar torna-se muito mais fácil.
A cidadania italiana concede também a cidadania europeia, conforme previsto no Artigo 20 do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. Isso permite que o novo cidadão viva, trabalhe, empreenda e estude legalmente em qualquer país do bloco, além de acessar programas educacionais, benefícios estudantis e condições diferenciadas nas universidades europeias.
A livre circulação também se estende ao Espaço Schengen, o que facilita viagens internas sem necessidade de vistos. Segundo a Comissão Europeia, cerca de 14 milhões de cidadãos do bloco vivem atualmente em países diferentes daqueles onde nasceram, um número que cresce ano após ano e demonstra a força da mobilidade europeia.
Caso o requerente queira residir na Itália após a conclusão do processo de reconhecimento da cidadania, é importante prestar atenção aos documentos exigidos, entre eles estão: o registro de residência, a inscrição em sistemas de saúde locais, a comunicação de dados às autoridades competentes e a atualização de documentos como a carta d’identità e a Tessera Sanitaria, que é o cartão de saúde italiano, funcionando como o documento que identifica o cidadão ou residente no sistema público de saúde da Itália.
Já quem passa a residir fora da Itália também deve manter atualizadas as informações no AIRE, o cadastro de italianos no exterior, que garante acesso regular a serviços consulares, renovação de documentos e participação em eleições. “Após ter a cidadania reconhecida, é importante estar atento aos requisitos exigidos pelo estado, tanto para quem mora no país quanto quem optou por residir fora da Itália”, reforça Lucas.
Direitos ampliados e novos horizontes na vida europeia
A Pátria Cidadania destaca que a jornada não termina quando o passaporte é emitido. Na verdade, é o início de um mundo com novas possibilidades, não apenas na Europa, mas para todo o mundo. “Melhores oportunidades de estudo e até mesmo de investimento, podendo expandir os seus negócios para além do mediterrâneo”, destaca Regiolli.
Com mais brasileiros conquistando suas raízes europeias e considerando novas possibilidades de vida no exterior, o tema se torna cada vez mais relevante. Para a empresa, informação de qualidade é o que transforma o passaporte em um instrumento real de oportunidades. O reconhecimento, portanto, não é um ponto final, mas o início de uma nova fase.
Sobre Pátria Cidadania
A Pátria Cidadania é uma empresa brasileira especializada em reconhecimento de cidadania europeia, com foco em processos pela via judicial para o reconhecimento da cidadania italiana para brasileiros que desejam se reconectar às suas raízes e acessar novas oportunidades no exterior. Atuando com rigor documental, segurança jurídica e atendimento personalizado, a empresa acompanha todas as etapas do processo, da pesquisa genealógica à solicitação do passaporte, além da atualização do AIRE.
Comentários para "Sou cidadão italiano, e agora? Os direitos e deveres de quem conquista o passaporte europeu":