Além da agência do Gama, outras duas no Brasil disponibilizam agendamento para ser atendido presencialmente em Libras: Sorocaba (SP) e Maringá (PR)
Agência Gov | Via Inss - 22/09/2025 16:41:37 | Foto: Rafael Carvalho/Ascom
A Agência da Previdência Social (APS) do Gama é a primeira do Distrito Federal a oferecer atendimento presencial em Libras, garantindo acessibilidade aos cidadãos surdos. O serviço teve início em dezembro de 2023, pelo projeto-piloto da Central de Atendimento em Libras (CAL) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além da agência do Gama, outras duas no Brasil disponibilizam agendamento para ser atendido presencialmente em Libras: Sorocaba (SP) e Maringá (PR).
A gerente da APS Gama, Marilza Alencar Silva Marques, conta que o serviço aproxima as pessoas surdas dos benefícios que precisam, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência e o Auxílio-Inclusão.
O impacto é diário: “O atendimento em Libras representa um avanço para o INSS no campo da inclusão. É uma forma de trazer um atendimento humanizado, que tem feito a diferença para os surdos”, relata Marilza. Com a disponibilidade do serviço, a procura por pessoas surdas aumentou.
Acesso para inclusão
Com deficiência auditiva e oralizado, o servidor público Zaliar de Jesus Fraga, conhecido como Bira, frequenta a APS do Gama e divulga o atendimento. “Eu informo os surdos porque é fundamental saber que no INSS do Gama tem atendimento em Libras. Antes era muito ruim, tínhamos dificuldade, mas agora a comunicação está muito melhor”, conta Bira, que também é vice-presidente da associação de surdos do Gama.
Central de Atendimento em Libras (CAL)
Segundo a coordenadora da CAL, Fabiana Trettel, o projeto surgiu da necessidade de assegurar acessibilidade comunicacional às pessoas surdas e com deficiência auditiva.
A central oferece três modalidades de atendimento em Libras: presencial, como na agência do Gama, com atendimento direto por um servidor capacitado; remoto, em que o cidadão comparece à unidade do INSS e é atendido por videoconferência; e virtual, quando tanto o segurado quanto o servidor estão fora da agência e o atendimento é totalmente online.
“A iniciativa reflete o compromisso institucional do INSS com a cidadania e a equidade. Ao eliminar barreiras de comunicação, a CAL garante que pessoas surdas possam exercer plenamente seus direitos previdenciários”, destaca a coordenadora Fabiana.
O atendimento em Libras ganha ainda mais relevância neste mês, marcado pelo Setembro Azul. A data simboliza a valorização da identidade, cultura e direitos das pessoas surdas, reforçando a importância de iniciativas como a Central de Atendimento em Libras para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
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