Uruguai avança em acordo comercial com China à revelia do Mercosul

O presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, informou os partidos políticos com representação parlamentar sobre os avanços relacionados aos acordos comerciais com terceiros países, particularmente com a China

Uruguai avança em acordo comercial com China à revelia do Mercosul
Uruguai avança em acordo comercial com China à revelia do Mercosul

Agência Sputnik De Noticias - 08/09/2021 09:59:01 | Foto: Reprodução Twitter Agência Sputnik de Noticias

"O presidente Luis Lacalle Pou recebe representantes [...] de todos os partidos políticos com representação parlamentar. O mandatário convocou este encontro para prestar informação relevante sobre os últimos avanços em matéria de acordos comerciais com terceiros países, particularmente, com a República Popular da China", comunicou a Presidência.

Este acordo, a ser assinado, seria à revelia do Mercado Comum do Sul (Mercosul), bloco que o Uruguai integra junto da Argentina, Brasil, Paraguai e Venezuela (atualmente suspensa).

O presidente uruguaio reconheceu em coletiva de imprensa que o avanço em um acordo comercial com a China pode gerar incômodos em seus parceiros do Mercosul.

Lacalle Pou também informou que o Executivo "recebeu uma resposta formal do governo chinês aceitando avançar em um acordo de livre comércio, estudo de viabilidade, e se houver acordo, avançar no TLC [tratado de livre comércio]".

O estudo de viabilidade mostrará "quem são os ganhadores e os perdedores destes acordos [com terceiros países]" e analisará "se há medidas compensatórias", afirmou.

A China informou que espera concluir o acordo de viabilidade no final do ano, anunciou o presidente uruguaio.

Além disso, ele adicionou que o Uruguai está aberto "a firmar tratados de livre comércio com todo o mundo".

"Se podemos avançar em um TLC com a China e com os EUA, seja bem-vindo. Não é um ou outro. Os dois, melhor", expressou.

O Uruguai, assim como o Brasil, busca flexibilizar o Mercosul para que cada um de seus membros possa firmar acordos bilaterais extra bloco, iniciativa que sofre resistência, especialmente por parte da Argentina.

Comentários para "Uruguai avança em acordo comercial com China à revelia do Mercosul":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório